Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus

Adivinhe o que o Rei Fez

2 Crônicas 32

É muito difícil adivinhar, mas não vou lhe dar a resposta ainda. O nome do rei era Ezequias, e ele tinha 25 anos quando foi coroado rei. Seu pai, Acaz, era um rei muito perverso, que vivia perdendo batalhas e tentando obter ajuda de todos os lados. Ele deu presentes ao rei inimigo – todo tipo de coisas valiosas retiradas da casa do Senhor e de sua própria casa, mas de nada adiantou. O inimigo só lhe causou mais problemas, e ele morreu sem salvação. O país estava em péssimas condições.

Foi então que Ezequias se tornou rei. A primeira coisa que ele fez foi abrir as portas da casa do Senhor e consertá-las. Depois, preparou os sacerdotes para a adoração ao Senhor.

Esse foi um ótimo começo. O Senhor deve vir em primeiro lugar na vida de todo bom rei, e Ele deve vir em primeiro lugar na sua vida também. Hoje, não podemos realmente entrar na santa presença do Senhor como Ezequias fez, porque não há templo de ouro para ir nem altar para sacrifícios de animais. Mas Deus nos diz que, uma vez que Jesus morreu, não precisamos de sacrifícios de animais. Agora podemos entrar na presença de Deus pelo sangue de Jesus. Ele Se tornou o perfeito sacrifício pelos pecados na cruz. Deus aceitará Jesus como o sacrifício pelos seus pecados se você O receber como seu sacrifício.

Mas Ezequias tinha seus problemas. O rei da Assíria que veio contra ele era um rei muito ousado e orgulhoso. Ele se gabou diante do povo: “Eu venci todos os outros e posso vencer vocês. Não deem ouvidos a Ezequias. Não deixem que ele lhes diga para confiarem no Senhor.”

Mas eis o que Ezequias fez, e esta é a resposta que você jamais poderia imaginar. Ezequias confiou no Senhor!” Na verdade, ele confiou no Senhor mais do que qualquer rei antes ou depois dele. Deus registra isso na Bíblia, e ainda está lá em 2 Reis 18:5, depois de 3.000 anos. Deus deve ter valorizado muito isso.

E Deus valoriza se você confiar n’Ele. Confie n’Ele mesmo diante dos seus problemas. Confie n’Ele porque a Sua Palavra diz: “O Filho de Deus me amou e Se entregou a Si mesmo por mim” (Gálatas 2:20). Confie n’Ele porque Ele prometeu que todo aquele que n’Ele crê não perecerá, e o que Deus diz é a verdade!

O rei da Assíria gabava-se de que nenhum deus poderia salvar alguém com seu poder: “quanto menos vos poderá livrar o vosso Deus da minha mão?” (2 Crônicas 32:15). E escreveu cartas contra o Senhor. Mas Ezequias sabia o que fazer com essas cartas. Ele as estendeu diante do Senhor, e ele e Isaías oraram e clamaram ao Senhor sobre o problema.

Você sabe o que aconteceu depois? O Senhor enviou um anjo que matou todos os homens poderosos, todos os líderes e capitães do arraial inimigo. E o rei inimigo voltou para sua própria terra derrotado e envergonhado.

Mas o rei inimigo não pareceu aprender nada com sua derrota. Ele voltou para a casa do seu deus maligno, e seus próprios filhos tiraram sua vida lá com suas espadas.

É uma história triste, mas a melhor coisa a aprender e lembrar é que Ezequias confiou no Senhor, e é exatamente isso que Ele quer que você faça também. Deus nos disse que teremos problemas neste mundo cheio de pecado, mas o diabo e todos os seus demônios não podem derrotar ninguém que simplesmente confie no Senhor. Eis um bom versículo para memorizar:

“Eis que Deus é a minha salvação; n’Ele confiarei, e não temerei”
Isaías 12:2

Compartilhar
Rolar para cima