Origem: Livro: Princípios da Guerra Espiritual

Admoestação- Josué 1:10-11

“Então, deu ordem Josué aos príncipes do povo, dizendo: Passai pelo meio do arraial e ordenai ao povo, dizendo: Provede-vos de comida, porque, dentro de três dias, passareis este Jordão, para que tomeis posse da terra que vos dá o SENHOR, vosso Deus, para que a possuais” (Js 1:10-11).

Há algo de contrastante com os costumes humanos no fato de o povo de Israel ter sido ordenado a permanecer três dias após receber uma exortação tão estimulante como a que acabavam de receber.

Eles têm que preparar comida, esperar um período de tempo perfeito e não se apressar impetuosamente; e é assim que, tendo partido da última etapa de seu caminho no deserto – Sitim – Josué e todo o povo se alojam nas margens do Jordão antes de atravessarem.

Temos que aprender que a energia humana não pode cruzar rios de morte, ou derrubar os muros das fortalezas deste mundo, e que devemos ser despertados para seguir o Senhor. Tudo precisa ser no Seu tempo, bem como de acordo com a Sua Palavra. Impulso não é fé, e seguir em frente na mera força do nosso próprio conhecimento adquirido da verdade de Deus certamente se manifestará como sendo impulso.

Deus tem Seu próprio tempo. Ele não tem pressa, e Ele também não quer que Seu povo aja com zelo carnal, nem na excitação de um conhecimento recém-adquirido. Ações corretas podem ser feitas em momentos errados, e bem seria se alguns que amam seu Senhor, em vez de se precipitarem no impulso da verdade recém-adquirida, primeiro demorassem seus três dias e a digerissem – a tornassem, pela graça do Espírito de Deus, completamente sua. A menos que façamos da verdade de Deus parte de nós mesmos, por assim dizer, nossa fraqueza se revelará no dia do teste. Esse conhecimento da Palavra divina que não entra profundamente no coração não manterá a alma quando seu apoio for mais necessário; será descoberto então que tal conhecimento era de um tipo exterior; e que, portanto, não podemos usá-lo. Aprender de uma outra pessoa uma verdade de Deus como uma questão de inteligência, sem ter experimentado a força dela em nossa própria alma, é conhecimento sem poder.

Ao extrair instruções dessa história literal, não devemos, contudo, supor que um intervalo de tempo determinado seja necessário para efetuar um exercício necessário da alma, pois Deus pode e opera em alguns em um curto período, o que é Seu prazer realizar em outros por meio de uma lição ao longo de toda a vida.

Compartilhar
Rolar para cima