Origem: Livro: Impedimentos à Comunhão

Advertências

Nesse mesmo contexto, no entanto, posso acrescentar uma advertência. Às vezes é dito que os santos em tal lugar são tão fervorosos e ativos que certamente seria de acordo com a vontade de Deus que eu me unisse a eles; ou há tantas almas convertidas sob a pregação do Sr. X, que não pode ser a vontade de Deus que eu esteja em separação de um servo tão honrado do Senhor.

Duas observações podem ser feitas sobre isso. Primeiro, argumentar dessa maneira é substituir os pensamentos de Deus pelos nossos próprios pensamentos; é seguir nossos próprios raciocínios em vez da Palavra escrita. Em segundo lugar, dificilmente há uma forma de Cristianismo, por mais corrupta que seja, que não possa ser apoiada dessa maneira. Se eu vir clérigos ritualistas sérios e devotos (e graças a Deus existem), devo concluir que Deus gostaria que eu estivesse em associação com eles? Novamente, quando Deus em Sua graça e misericórdia soberanas – em terna compaixão pelas almas – usa poderosamente Sua Palavra pregada para a conversão de pecadores, seja no catolicismo, na igreja da Inglaterra ou nos dissidentes, devo deduzir que esses sistemas são segundo Seu próprio coração? Nada poderia ser mais enganoso; e, no entanto, esses raciocínios ilusórios e enganosos estão enredando almas por todos os lados.

Devo temer de que você seja iludido dessa maneira, querido irmão? Não, estou convencido de que o Senhor começou a lhe mostrar a verdade; e tendo começado a obra, Ele certamente a levará até a completar. Mas eu exorto você a seguir em frente e até mesmo lembrá-lo de sua responsabilidade, e tenho certeza de que quando você for encontrado no único lugar na Terra onde Deus deseja que Seus santos estejam, não apenas sua gratidão e gozo diante de Deus serão abundantes, mas você também se perguntará o motivo de por tantos anos seus olhos estarem fechados contra uma verdade tão claramente revelada na Escritura.

Que somente o Senhor o guie, para que nenhuma sutileza do inimigo, nenhuma isca que ele esteja tão pronto para apresentar ao coração exercitado, possa desviá-lo. Se sua oração for: “SENHOR, endireita diante de mim o Teu caminho” (Sl 5:8 – ARA), você logo descobrirá que “aos justos nasce luz nas trevas” (Sl 112:4).

Seu irmão, afetuosamente em Cristo,

E. Dennett

Compartilhar
Rolar para cima