Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus
Água para um Milhão
Êxodo 17:1-7
Carregar água suficiente em uma longa caminhada é um dos maiores desafios. Sem lugares para reabastecer ao longo do caminho, ninguém consegue sobreviver por muito tempo. O que alguém poderia fazer por um milhão de pessoas deixando suas casas às pressas, no meio da noite, sem nem tempo de assar o seu pão?
Para os filhos de Israel, não foi apenas uma caminhada – foi uma jornada de quarenta anos. Incluiu mães, pais, avós, crianças e bebês; gado, cabras e ovelhas. Abastecer água para uma multidão desse tamanho seria um desafio impossível para qualquer equipe. Não havia rios, lagos, nascentes ou fontes. Qualquer engenheiro diria que isso simplesmente não poderia ser feito!
Talvez seja bom começar considerando o que levou os filhos de Israel ao deserto. Eles chegaram lá atravessando o Mar Vermelho, não em barcos, mas em terra firme, porque Deus havia ordenado a Moisés que fosse à frente e os guiasse. Eles foram perseguidos ferozmente pelo inimigo, mas Deus cuidou disso colocando uma nuvem atrás deles para que os egípcios não pudessem vê-los.
E como você chegou até aqui? Porque Deus fez você. Ele te fez pelo Seu poder, quando o homem só podia dizer: “Impossível!”. Homens inteligentes podem fazer bonecas, mas não podem fazer pessoas. E Deus fez você crescer também, e Ele sabe do que você precisa. Você não confiará n’Ele para tudo o que precisa? Os filhos de Israel tiveram que aprender a confiar n’Ele para suas necessidades.
Todas aquelas pessoas clamavam por água: “Precisamos de água!” Isso era verdade, e a necessidade delas era muito real, mas por que estavam zangados com Moisés? “Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede?” perguntavam. Mas, visto que o poder de Deus havia dividido o mar e os feito passar em terra firme, certamente poderiam confiar n’Ele para receber água! Sim, e visto que Deus, por Sua sabedoria e poder, fez cada um de nós e nos conduziu até hoje, certamente Ele tem um plano para nós em relação ao maior problema de todos: nossos pecados e a eternidade. Sim, Ele tem a resposta, se confiarmos em Sua maneira de fazer as coisas.
O povo estava pronto para pegar pedras para atirá-las em Moisés por tê-los levado até lá. Não pararam para pensar que, se Deus não os tivesse salvado, teriam sido arrastados de volta para a escravidão. Será que não poderiam olhar para trás, para aqueles milagres maravilhosos, e saber que Ele não os decepcionaria agora?
Mas se Deus tinha a resposta para a necessidade deles de água, por que Ele os deixou sentir tanta sede? Essa é uma pergunta muito antiga. Se você está dizendo: “Eu sei que Deus pode me tirar do meu problema, mas por que Ele não faz isso?”, você está fazendo uma pergunta que tem milhares de anos. Veja bem, Deus quer nos mostrar o quanto Ele nos ama, e se Ele resolvesse todos os nossos problemas antes que os sentíssemos, poderíamos viver e morrer como animais, sem sequer pensar n’Ele. As respostas de Deus aos nossos problemas muitas vezes vêm de maneiras inesperadas. E Sua resposta aos filhos de Israel foi muito mais maravilhosa do que eles jamais imaginaram.
A resposta de Deus para o problema deles foi dada a Moisés. “Eis que Eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe” (Êxodo 17:6). A resposta não vinha de fontes terrenais, mas do próprio Deus. Moisés foi instruído a usar a mesma vara que havia sido usada para abrir o Mar Vermelho. A ordem foi: “E tu ferirás a rocha, e dela sairão águas e o povo beberá” (Êxodo 17:6). E Moisés fez exatamente isso.
A história não precisa dizer o que aconteceu em seguida, pois tenho certeza de que você sabe. Água! Não um copo ou uma jarra, mas bastante para todos, porque o suprimento de Deus é sempre suficiente, sem racionamento ou superlotação. Aliás, se você leu a Sua promessa em João 4:14, sabe que Jesus disse: “mas aquele que beber da água que Eu lhe der nunca terá sede”. Nunca! Não que não queiramos mais, mas que o suprimento está sempre lá. A vida eterna não precisa ser renovada; ela é uma fonte sempre a jorrar.
Aquele dia foi marcado por abundância. Havia muita água para beber, lavar e saciar até mesmo o gado. Para Deus, prover essa fonte a jorrar para o povo não foi difícil. Mas quando Ele nos oferece a água que sacia para sempre, isso teve um custo imenso. Deus entregou Seu único Filho para suprir nossas necessidades. O próprio Senhor Jesus Se fez pobre por nós, para que, por meio de Sua pobreza, pudéssemos enriquecer.
Quando o Senhor Jesus estava na cruz, Ele disse: “Tenho sede” Certamente Deus proveria água em abundância para o Seu Filho, não é mesmo? Não, nada foi dado a Jesus além de um pouco de vinagre numa esponja. Nenhum homem jamais poderia ser mais pobre do que Ele naquele dia em que Ele morreu por você e por mim.
Ele voltou para o céu agora e está oferecendo compartilhar todas as Suas abundantes riquezas com você. O Senhor Jesus ama você e realmente deseja que você venha, assim como está, agora mesmo. O último convite na Bíblia é:
“Quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida”
Apocalipse 22:17
