Origem: Livro: Esboço Sobre os Profetas Menores
O amor e a compaixão do Senhor pelo errante Israel
Encorajamento ao remanescente para que retorne
Capítulo 11 – Em um dia vindouro, quando o remanescente das dez tribos vir que os juízos históricos do Senhor sobre Israel foram justos e corretos, Ele fará com que uma sensação avassaladora de Seu amor toque os corações. Será mais um passo em seu abrandamento em direção a sua restauração. Eles serão levados a ver que, apesar de todas as suas falhas, o Senhor ainda os ama (Jr 31:3). Isso chegará até eles com muita severidade.
Para retratar essa obra do Espírito no remanescente, Oseias fala sobre o amor do Senhor por Israel. Intercalado ao longo do capítulo, ele menciona a triste resposta de Israel ao amor do Senhor em sua história passada. Ao reverem, como nação, como eles responderam ao Seu amor com indiferença e rebelião, ficarão muito humilhados.
Vs. 1-7 – Oseias traça o amor do Senhor por Israel desde o início. “Quando Israel era menino, Eu o amei; e do Egito chamei a meu filho”. A triste resposta de Israel foi se voltar e sacrificar aos “baalins!” Apesar da infidelidade deles, o Senhor graciosamente continuou a mostrar Seu amor por eles. A figura de um pai ensinando seu filho a andar é usada como uma demonstração comovente do terno amor do Senhor por Israel nos primeiros dias da nação. Ele diz: “Eu ensinei a andar a Efraim; tomei-os pelos seus braços”. E, “Atraí-os com cordas humanas, com cordas de amor”. Como resultado de sua obstinação, a nação precisaria de castigo e correção. Mas o Senhor promete que eles não voltariam para o “Egito”, mas, em vez disso, teriam a “Assíria” para reinar sobre eles, e “a espada” permaneceria em suas cidades porque “o Meu povo é inclinado a desviar-se de Mim”.
Vs. 8-9 – Oseias continua a falar da compaixão do Senhor por Seu povo. Quando se rebelaram e o Senhor deveria tê-los destruído, Sua misericórdia venceu Sua ira e Ele prometeu não fazer isso. “Como te deixaria, ó Efraim? Como te entregaria, ó Israel? Como te faria como Adama? Te poria como Zeboim? Está mudado em Mim o Meu coração, todos os Meus pesares juntamente estão acendidos. Não executarei o furor da Minha ira: não voltarei para destruir a Efraim, porque Eu sou Deus e não homem”. Tal é o amor e a compaixão do Senhor. Uma percepção sobre isso tomará conta do remanescente das dez tribos de Israel num dia vindouro. Eles começarão a pensar em quão bondoso o Senhor tem sido para eles, apesar do quão vergonhosamente tenham agido, e isso produzirá arrependimento neles, porque “a benignidade de Deus” leva as pessoas ao “arrependimento” (Rm 2:4). Eles levarão em conta o tratamento do Senhor para com eles e ficarão maravilhados com a admirável paciência que Ele teve.
Vs. 10-11 – O Senhor não apenas promete não destruir a nação; Ele promete restaurá-la! Oseias diz: “Andarão após o Senhor”. O Senhor “bramaria como leão” – não em juízo, mas para convocar Israel a retornar à sua terra natal. “então os filhos (de Israel) se apressarão desde o ocidente; eles se apressarão como um pássaro saindo do Egito, e como uma pomba saindo da terra da Assíria” (JND). Ele promete os fazer “habitar em suas casas” – uma referência ao fato de serem trazidos de volta para habitar novamente em sua própria herança. O remanescente entenderá esta mensagem e será encorajado a pensar em retornar à terra de Israel.
