Origem: Livro: ENTENDIMENTO, AMOR E RESPEITO NO CASAMENTO

Aplicação prática para marido e esposa

Isto tem uma aplicação prática no casamento. A Bíblia diz que a esposa deve reverenciar seu marido (Ef 5:33), porque Deus disse que o marido é o cabeça, assim como Cristo é o Cabeça do corpo espiritual – a Igreja. (Ef 5:23). É claro que é importante que nós, que somos maridos, devamos agir de tal forma a ganhar o respeito de nossa mulher. Existem aqueles gestos atenciosos que significam muito e ajuda nossa esposa a nos reverenciar. A esposa deve reverenciar seu marido porque a Bíblia diz a elas para fazerem assim, mas nossa atenciosa consideração às suas necessidades e sentimentos ajudará a ela a fazer assim.

De nossa parte, como maridos, temos que lembrar do que a Bíblia nos diz, “dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus coerdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações” (1 Pe 3:7). Esta é uma parte muito importante do casamento, porque somos “dois numa carne”; e, “Porque nunca ninguém aborreceu a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à Igreja” (Ef 5:29). A Igreja, como sabemos, é a noiva de Cristo. Ainda que numa conexão diferente, é instrutivo ler em Romanos 12:10 “quanto à honra, cada um seja o primeiro a prestá-la a outro” (JND).

Enquanto não há dúvidas dos caminhos e formas em que nós ganhamos e guardamos o respeito dos nossos cônjuges, facilitando isso para eles, nós precisamos nos lembrar de que não somos perfeitos ou sempre certos. Todavia, nós devemos ser cuidadosos em não falar desrespeitosamente para ou sobre o nosso cônjuge, marido ou esposa.

Compartilhar
Rolar para cima