Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus

Uma Árvore Especial

Isaías 44:9-20

Era uma vez um homem que estava na floresta à procura de uma árvore especial. Ela não podia ser muito pequena, nem muito torta, nem muito mole, nem muito dura. Precisava ser perfeita. Finalmente, ele encontra a árvore que buscava.

Todos os galhos laterais precisam ser aparados, e o topo estreito, cortado, antes que estivesse pronta para o seu propósito secreto. Os galhos menores não são desperdiçados. Provavelmente ele tinha uma mulher que estava ocupada amassando pão para o jantar, e quando o fogo feito com os galhos estava no ponto certo, ela conseguia fazer bons pãezinhos crocantes para a família. E carne assada também. Então, todos ficavam felizes com o calor aconchegante enquanto se reuniam ao redor do fogo ao cair da tarde. “Ahá,” ele dizia, “estou aquecido”.

Talvez tenha sido no dia seguinte que ele e seus ajudantes começaram a trabalhar em seu projeto especial. O ferreiro cuidou da parte do metal, acendendo um fogo forte, manuseando o metal com tenazes e martelando as barras em brasa até que estivessem moldadas como ele queria. Seus braços estavam cansados, mas ele trabalhou sem sequer tomar um gole de água até que tudo estivesse concluído.

O carpinteiro pegou sua régua e compasso, marcou, mediu, cinzelou e aplainou aquele pedaço de madeira especialmente escolhido, até que ficasse perfeito – ou o mais próximo possível do perfeito.

O que eles estavam tentando fazer? Eles estavam fabricando uma estátua de um homem. E essa estátua sem vida ficaria em sua casa, para que pudesse ser o seu deus e ele pudesse adorá-la.

Mesmo o nosso Deus dizendo claramente: “antes de Mim deus nenhum se formou, e depois de Mim nenhum haverá. Eu, Eu Sou o SENHOR, e fora de Mim não há Salvador” (Isaías 43:10-11). Jesus, que morreu por nós, é nosso Salvador de fato. Jesus é Deus.

Um homem que se daria a todo esse trabalho para fazer um deus em forma de estátua é, sem dúvida, um homem muito tolo, não é? Seu deus é apenas um pedaço de madeira morta e metal sem vida. Aquela estátua não pode ver, ouvir, falar ou amar.

Mas, antes de chamá-lo de tolo, talvez você possa pensar em algo em sua vida que seja mais importante para você do que o Deus vivo que criou você. Pode ser algo que você trabalhou muito para conseguir e que é a coisa mais importante da sua vida. O homem em nossa história cozinhou seu jantar, se aqueceu e fez um deus para si mesmo, tudo da mesma árvore e com o seu esforço. Será que o deus que você adora é fruto do trabalho de seus próprios esforços? Se for, ele é tão sem vida e impotente quanto a estátua do homem.

Ninguém jamais poderia imaginar um deus como o Deus vivo que nos criou, nos ama e enviou Seu Filho Jesus para morrer por nós. Ninguém jamais poderia planejar passar a eternidade com um Deus tão santo, que também é luz, e que revela tudo o que fizemos. Mas Ele nos ama tanto que, pelo sangue de Seu único Filho, Ele está disposto a nos tornar capazes para desfrutar de Sua casa no céu para sempre.

Não descanse um minuto até que você possa dizer:

“Este Deus é (meu) Deus para todo o sempre: Ele será (meu) guia até a morte”
Salmo 48:14

Compartilhar
Rolar para cima