Origem: Livro: Aos Pais de Meus Netos

Asa

É notável, tanto quanto sei, nenhuma menção da mãe de Asa é feita, mas em vez disso é falado sobre sua avó. É verdade que ela é chamada de “mãe” (1 Rs 15:10), mas uma observação à margem da versão King James indica que na verdade ela era a avó. E esta é uma pequena palavra de advertência e encorajamento para as avós. Elas também têm uma influência: uma influência para o bem ou para o mal, na vida dos jovens com os quais elas entram em contato. Que Deus nos ajude, que chegamos a esta fase de nossa vida quando somos avós, a dar o melhor exemplo para aqueles queridos pequeninos, para os quais estas páginas foram preparadas.

Mas é triste relatar que a avó de Asa não lhe deu um bom exemplo. Em vez disso, a encontramos fazendo “um horrível ídolo a Aserá”. Seu bravo jovem neto a removeu, por este pecado, de ser rainha, destruiu seu ídolo e o queimou perto do riacho Cedrom (1 Rs 15:13). Que gozo para o coração de Deus deve ter sido esse ato, e lemos o comentário divino sobre esse rei: “foi o coração de Asa reto [perfeito – TB] para com o SENHOR todos os seus dias” (1 Rs 15:14). Como é invejável tal registro; que contraste com o de seu pai no versículo 3, “seu coração não foi perfeito para com o SENHOR”.

E, no entanto, em sua velhice, até mesmo Asa “padeceu dos pés”. Suponho que a lição aqui é para nós que estamos envelhecendo. Com pés doentes, não se pode andar direito. “Ele guardará os pés dos seus santos” (1 Sm 2:9 – TB). Que Ele mantenha nossos pés saudáveis e limpos até a velhice.

Compartilhar
Rolar para cima