Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus
Avô de Josias
2 Crônicas 33
Josias era um pequeno príncipe da família real de Judá. Seu pai, Amon, ainda era apenas jovem quando Josias nasceu, mas já demonstrava ser um jovem extremamente mau.
Mas havia havia algo notável sobre o avô de Josias. Ele reinou em Jerusalém por 55 anos e, por grande parte desse período, foi um rei muito mau. Entre outras atrocidades, ele foi responsável pela morte de pessoas inocentes. Deus enviou vários avisos, mas ele se recusava a ouvir. Dificilmente você encontrará um relato de alguém mais perverso do que o avô de Josias. Seu nome era Manassés.
E então algo aconteceu. Quando Manassés alcançou a meia-idade, Deus interveio de forma inesperada e o deteve. Deus permitiu que capturassem Manassés, acorrentando-o com pesadas correntes e levando-o para a distante cidade Babilônia. Sem seu palácio e seu poder, Manassés teve tempo para pensar sobre as mensagens que ouvira sobre o Deus do céu. Em sua miséria, ele estava finalmente pronto para confessar os pecados do seu coração e de sua vida. Este grande rei de Judá entendeu que era apenas um pecador culpado aos olhos de Deus, a Quem ele havia desprezado.
Você acha que o grande Deus de santidade ouviria a oração de um homem tão mau? Ele certamente ouviu. Quando o Filho de Deus, o Senhor Jesus, estava aqui na Terra, foi dito sobre Ele: “Este recebe pecadores” (Lucas 15:2). “Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores” (1 Timóteo 1:15). Deus estava pronto para salvar aquele rei arrependido em sua miséria, e Ele está pronto para salvar você agora mesmo. Você está arrependido de seus pecados? “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia” (Provérbios 28:13).
Não consigo explicar como, mas, de alguma forma, Deus, em Sua misericórdia para com Manassés, lhe devolveu o trono real em Jerusalém (ele voltou a ser rei), e agora ele era um novo homem. Já não desejava deuses falsos, nem crueldade ou homicídio. Em vez disso, ele queria edificar a cidade e protegê-la por amor ao Senhor. O povo obedeceu a ele, mas o coração deles não mudou.
Este era o avô que o pequeno Josias conhecia. O menino ouviu boas palavras vindas dele sobre o Deus verdadeiro, e Josias as escutou e se lembrou. Ele tinha apenas seis anos quando o velho homem morreu, mas, mesmo sem ter uma Bíblia, a Palavra de Deus entrou profundamente em seu coração, e ele guardou essas palavras.
Seu jovem pai tornou-se rei quando o avô morreu, e o rei Amon era tão perverso quanto seu próprio pai havia sido em seus piores dias. O pequeno Josias ouviu e presenciou muita maldade nos dois anos em que seu pai reinou, mas nada apagou de seu coração as palavras que Deus havia plantado ali.
Você tem seis anos ou mais? Você escuta e guarda no coração a Palavra de Deus quando ela é falada a você? Saiba que você já tem idade suficiente para ouvir e lembrar, isso mudará sua vida.
Nossa próxima história contará o que aconteceu com o garotinho Josias.
