Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus
Um Banquete para Jesus
Lucas 7:36-50
Simão, o fariseu, gostava de ouvir histórias novas, como todos nós. Ele achou tão interessante ouvir Jesus que decidiu convidar o grande Profeta e Curador para um banquete em sua casa. Jesus aceitou o convite e foi.
Os convidados de Simão caminhavam pelas ruas empoeiradas, usando sandálias. Naquela época, era comum que os criados trouxessem água para lavar e refrescar os pés empoeirados dos convidados. Depois, o anfitrião costumava cumprimentá-los com um beijo no rosto e aplicar um bálsamo perfumado em suas cabeças. Esses gestos faziam com que os convidados se sentissem acolhidos e bem-vindos.
Jesus entrou na casa de Simão como um Convidado e assentou-se à mesa. Mas, diferente dos outros convidados, Ele não recebeu aquelas cortesias de conforto e boas-vindas.
Havia uma mulher naquela cidade que tinha certeza de duas coisas. Primeiro, ela sabia que era pecadora e, segundo, sabia que somente Jesus poderia perdoá-la. Talvez nessas duas coisas ela soubesse mais do que Simão. Você sabia que essas duas coisas se aplicam a você também?
A mulher trouxe um vaso de alabastro com um perfume especial e ficou atrás de Jesus. Ela tinha lágrimas correndo sobre seu rosto, pois ela sabia que era pecadora. Com suas lágrimas, começou a lavar os pés de Jesus e os enxugou com seus longos cabelos. Depois, beijou Seus pés e derramou sobre eles o seu precioso perfume.
Simão não disse nada à mulher, mas estava ocupado em seus pensamentos. Ele não imaginava que seu ilustre Hóspede era Aquele que conhece todos os nossos pensamentos e intenções. Imagine só! Essa história aconteceu há dois mil anos, mas eu e você sabemos o que Simão pensava naquele momento porque Deus registrou isso na Bíblia. Esse é o Deus que você e eu encontraremos um dia – com alegria ou com terror.
Simão pensava que Jesus era um profeta, mas agora se perguntava por que Ele não parecia perceber que terrível pecadora era aquela mulher. Para Simão, ela era tão ímpia que não deveria sequer tocar em Jesus.
Será que Simão não sabia que “Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores” (1 Timóteo 1:15)? Não, ele não sabia. Simão era um líder religioso, vestia-se com elegância, mas não conhecia realmente Quem era Jesus. Ele não entendia que apenas pecadores são convidados à presença de Jesus. Muitos de nós podemos dizer com alegria: “Eu sei! Eu vim a Ele, e Ele é meu Salvador agora!”
Então, Jesus contou a Simão uma história:
Um homem tinha dois devedores. Um devia quinhentos denários (uma quantia enorme naquela época) e o outro, cinquenta denários.
Nenhum deles tinha dinheiro para pagar. Então, o homem disse: “Eu perdoo gratuitamente a ambos.”
Jesus perguntou a Simão: “Qual deles o amará mais?”
Simão respondeu: “Suponho que aquele a quem ele perdoou mais dinheiro.”
Talvez Simão tenha se sentido satisfeito ao ouvir que sua resposta estava correta. Mas Jesus ainda tinha algo importante para lhe dizer: “Vês tu esta mulher?… (tu) não Me deste água para os pés; mas esta regou-Me os pés com lágrimas… Não Me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de Me beijar os pés. Não Me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-Me os pés com unguento” (Lucas 7:44).
Jesus realmente era um Profeta, mas era muito mais do que isso. Ele sabia tudo sobre os pecados da mulher e, mesmo assim, voltou-Se para ela e disse: “Os teus pecados te estão perdoados”.
Ninguém mais tem o direito de dizer isso. Se você quer o perdão dos seus pecados, precisa recorrer ao próprio Deus para isso. “Quem pode perdoar pecados, senão Deus?” (Marcos 2:7).
Simão não tinha mais nada a dizer. A mulher também permaneceu em silêncio, mas os convidados estavam cheios de pensamentos. Não sabemos qual era o pecado daquela mulher, mas sabemos o que os convidados estavam pensando: “Quem é este profeta que também perdoa pecados?”
Você sabe Quem Ele é? Ele é Jesus, o Filho eterno de Deus, Aquele que levou sobre Si os meus pecados quando morreu por mim. Então Ele, e ninguém mais, tem o direito de dizer o que disse àquela mulher a Seus pés: “A tua fé te salvou; vai-te em paz” (Lucas 7:50).
E os seus pecados? Você já foi a Jesus em busca de perdão?
“O que vem a Mim de maneira nenhuma o lançarei fora”
João 6:37
