Origem: Livro: O Espírito Santo

O Batismo do Espírito Santo

Usei tanto a expressão o batismo do Espírito Santo quanto o recebimento do Espírito Santo. É importante distinguir os dois. Acho justo dizer que muitos Cristãos veem isso de forma intercambiável. Certamente, no batismo do Espírito Santo, os indivíduos receberam o Espírito. No entanto, foi um evento coletivo de notável significado e não apenas individual.

O batismo do Espírito Santo é mencionado em cada um dos quatro Evangelhos (Mt 3:11; Mc 1:8; Lc 3:16; Jo 1:33). Em cada caso, João Batista fala dele como algo futuro. Finalmente, no livro de Atos, o próprio Senhor Jesus faz a promessa: “Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias” (At 1:5). A próxima ocorrência da expressão deixa claro quando isso ocorreu: “E, quando comecei a falar, caiu sobre eles o Espírito Santo, como também sobre nós ao princípio. E lembrei-me do dito do Senhor, quando disse: João certamente batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo” (At 11:15-16). O Espírito Santo desceu sobre os discípulos – sobre nós ao princípio” — no dia de Pentecostes (At 2:1-4).

A referência final ao batismo do Espírito Santo ocorre na primeira Epístola aos Coríntios, onde é tratada como algo ocorrido: “Pois também, no poder de um Espírito, fomos todos batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e a todos dado beber de um Espírito” (1 Co 12:13 JND). Aqui temos seu significado doutrinário; fomos todos batizados em um só corpo, a Igreja – o corpo de Cristo: “A igreja, que é o Seu corpo” (Ef 1:22-23). Este corpo foi constituído no dia de Pentecostes, quando os crentes de entre os judeus foram batizados em um só corpo. Os gentios na casa de Cornélio foram posteriormente acrescentados ao mesmo corpo quando foram batizados pelo mesmo Espírito (At 11:16). “Há um só corpo e um só Espírito” (Ef 4:4). Esses dois eventos – um no dia de Pentecostes e outro em Cesareia – são os únicos chamados de batismo do Espírito Santo. Embora separados por alguns anos, eles formam uma única operação: a constituição da igreja, como o corpo de Cristo, consistindo em judeus e gentios.

Nunca é dito de um indivíduo como sendo batizado com o Espírito Santo – nem quando ele recebe a habitação do Espírito, nem como uma experiência posterior. Alguém buscará na Escritura em vão por versículos que apoiem ​​essa visão popular. Alguns podem oferecer o versículo da primeira epístola aos Coríntios como exemplo. No entanto, isso é inteiramente consistente com tudo o que foi apresentado. No mundo dos negócios, uma empresa é incorporada[7] no momento de sua fundação. Os empregados dessa empresa, no entanto, usarão livremente linguagem como: Fomos incorporados em tal ano. O indivíduo pode não ter estado presente naquele momento, nem sequer ter nascido, e ainda assim sua linguagem é correta e inequívoca. Devemos notar a ausência do artigo definido neste versículo – batizado em um corpo, não no corpo. Se o artigo estivesse presente, então poderia dar-se crédito a ideia de que existia um corpo ao qual os crentes foram acrescentados. Este contudo, não foi o caso. Os crentes foram batizados no poder do Espírito em um corpo. Foi o próprio ato que formou o corpo.
[7] Incorporar: formar um corpo

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