Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus

O Bezerro de Ouro

Êxodo 32

A primeira vez que Moisés aparece na Bíblia, ele é um bebê, encontrado flutuando em uma cesta na margem do Rio Nilo. Seu irmão, Arão, tinha três anos na época.

Quando Moisés ficou mais velho, Deus o escolheu como o líder dos filhos de Israel. Nessa época, Moisés e Arão já tinham cerca de oitenta anos, mas ainda eram fortes e saudáveis.

Deus queria revelar um plano especial a Moisés, então o chamou ao topo do Monte Sinai, onde ele poderia ouvi-Lo sem distrações. Enquanto isso, Deus escolheu Arão para ser o sumo sacerdote, e ele permaneceu lá embaixo, no deserto, com os milhares de israelitas. Durante esse tempo, Deus entregou a Moisés os Dez Mandamentos e o modelo de Seu belo local de adoração. Isso levou muito tempo – mais de um mês – e Deus escreveu os Dez Mandamentos com Seu dedo em tábuas de pedra.

Aqui está o primeiro mandamento: “Não terás outros deuses diante de Mim” (Êxodo 20:3).

Não foi um mês longo para Moisés, mas foi um mês muito longo para o povo que o esperava ao pé do monte. Disseram que Moisés era o homem que os tirara do Egito, e não sabiam o que lhe acontecera. Que erro enorme! Foi Deus, não Moisés, quem abriu o Mar Vermelho e os fez passar! E um erro grave muitas vezes leva a um pior.

Você está cometendo um erro grave como esse? Está pensando que alguém colocou você onde está? Está se esquecendo de que foi o poder e o amor de Deus que planejaram os detalhes da sua vida? Muitas vezes, os erros acontecem justamente na forma como lidamos com os pequenos detalhes. Lembre-se: um erro grave pode levar a outro pior. E foi exatamente isso que o povo de Israel estava prestes a enfrentar.

Vamos fazer deuses que vão adiante de nós”, disse o povo.

Você realmente precisa de outros deuses? O nosso Deus não é suficiente? Se você disser: “Não, Ele não é suficiente”, então você não O conhece. Ele é o Deus que te ama e deu Seu único Filho para morrer por você. Ele não é suficiente?

Arão ordenou ao povo que tirasse os brincos de ouro e, com o metal derretido, moldou um bezerro de ouro. O povo ficou encantado e disse: “Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito” (Êxodo 32:4). E como o dia seguinte seria uma festa para o Senhor, fizeram dele um dia de sacrifícios, celebrações e diversões, e fizeram uma grande feste onde cantavam. Mas eles haviam quebrado o primeiro mandamento.

O povo de Israel não só se desviou da adoração ao Senhor, mas a mudou para atender à sua própria vontade. O Deus que os havia salvado não era aquele em quem pensavam naquele dia de festa. Arão era um bom homem, mas os conduziu na direção errada apenas para agradá-los.

Moisés desceu do Monte Sinai com aquelas maravilhosas tábuas escritas à mão. Mas, ao ouvir e ver a festa, ficou irado e quebrou as tábuas de pedra no pé do monte. Ele viu que o povo já havia quebrado o primeiro mandamento.

Ora, sabemos que o salário do pecado é a morte, e esperaríamos que Deus destruísse aqueles ímpios que quebraram a Sua lei. Bem, se Deus destruísse os transgressores, por que você e eu ainda estamos vivos? Deus tinha um plano para salvar aquelas pessoas, e Ele tem um plano para nos salvar também. Sim, “o salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23), mas JESUS MORREU POR MIM para que eu pudesse ser liberto!

Não é um plano maravilhoso? Foi o próprio Filho de Deus que tomou o meu lugar e morreu por mim. Deus sabia que eu era pecador e ficou feliz quando eu também entendi isso e disse “sim” a Ele e ao Seu grande plano de salvação. Mas chegará um momento em que será tarde demais para dizer “sim”. É importante dizer “sim” a Ele agora mesmo!

Se você ler esta história em Êxodo 32, descobrirá que Deus não apenas ignorou esse grande pecado. Ele trouxe tristeza a toda a nação. Todos mereciam ser destruídos, mas Deus pacientemente os livrou.

Deus quer salvá-lo agora mesmo. Se a paciência d’Ele esperar por você um pouco mais, você só acumulará tristeza enquanto isso, e poderá descobrir que, quando precisar d’Ele, será tarde demais. Deus diz: “hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração” (Hebreus 3:15 – ARC). E a mensagem desse versículo é tão importante que Ele a repete que:

“Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração”
Hebreus 4:7 (ARC)

Compartilhar
Rolar para cima