Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus
O Bom Samaritano
Lucas 10:30-35
Era uma estrada que descia de Jerusalém a Jericó – não uma ladeira íngreme, mas uma descida constante por todo o caminho. Não sabemos por que aquele viajante escolheu ir para Jericó, mas se ele soubesse dos ladrões ao longo do caminho, talvez tivesse ficado em casa. Mas ele não sabia.
Todos nós podemos entender isso, porque há tanta coisa que não sabemos. Podemos pensar: “Posso ser um pouco mau, mas não serei muito mau. Sim, eu sei que é errado, mas não irei muito longe”. Talvez você não saiba que quando você é mau, mesmo que só um pouco, Deus chama isso de pecado. Isso faz de você um pecador, e pecador é alguém que desobedece a Deus. Ele diz na Bíblia: “Não há diferença. Porque todos pecaram” (Romanos 3:22-23). Mas, pior ainda, Ele nos diz que não pode haver absolutamente nenhum pecado no céu! Há algo mais que você talvez não saiba, e elas são boas novas. Deus ama os pecadores e, por isso, enviou Seu amado Filho Jesus a este mundo para salvar os pecadores de seus pecados. Ele nos diz em Atos 16:31: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo”. Deixe que o Senhor Jesus te salve agora mesmo, antes de continuar lendo!
Agora vejamos o que aconteceu com o viajante na estrada para Jericó. A Bíblia nos conta que ele encontrou um bando de ladrões que levaram tudo o que ele tinha! E como se não bastasse, o feriram e o deixaram quase morto. Pelo menos não o mataram.
O pobre viajante ferido certamente precisava de ajuda. O primeiro homem que passou por ali era um sacerdote. Era responsabilidade do sacerdote decidir se uma pessoa precisava do tipo de ajuda que ele podia oferecer, mas aquele pobre homem estava além dos serviços de um sacerdote. O sacerdote não podia fazer nada além de passar direto pelo outro lado.
Então, um levita passou por ali. O dever de um levita era ensinar ao povo a coisa certa a fazer, mas aquele pobre homem ferido não conseguia fazer nada. De que adiantava um mestre que apenas olhava e passava direto do outro lado?
Então, uma terceira pessoa se aproximou, e o viajante ferido pôde perceber que ele não estava andando, mas sim cavalgando, pois conseguia ouvir os passos do animal. Será que esse homem poderia ajudá-lo? Ele era samaritano, e os Judeus não gostavam dos samaritanos. Mas esse homem se aproximou e tocou no viajante ferido. O samaritano derramou vinho bom e óleo em suas feridas. Isso fez com que o viajante ferido se sentisse muito melhor. Mas ele ainda não conseguia andar, então o samaritano o colocou em seu próprio jumento. Isso significava que o samaritano tinha que andar, e talvez ele também tivesse que segurar o ferido.
Eles foram a uma estalagem, e o hospedeiro cuidou do ferido até que ele se recuperasse. Será que o hospedeiro fez isso de graça? Ah, não. O bom samaritano pagou o hospedeiro pelos seus serviços e prometeu-lhe mais dinheiro para qualquer despesa extra, até que ele voltasse!
Nosso Jesus prometeu voltar. Ele fará melhor do que esta história, pois nosso Jesus não está longe de você, mesmo agora. Ele está perto de você para ajudá-lo e confortá-lo até que Ele volte. Muitas pessoas não gostavam dos samaritanos, mas tenho certeza de que o pobre viajante tinha muitas palavras boas a dizer aquele que o ajudou. Você tem uma palavra boa a dizer a Jesus? Se Ele o resgatou dos seus pecados, Ele é o seu “Bom samaritano”. E Ele está amando você e cuidando de você durante todo o caminho para a casa de Seu Pai no céu. Você deveria ter muitas palavras boas a dizer a Ele! “Bendito seja o Senhor, que de dia em dia nos carrega de benefícios; o Deus que é a nossa salvação” (Salmo 68:19).
Foi o próprio Jesus Quem morreu e derramou Seu sangue para que você pudesse viver. Agradeça a Ele de todo o coração agora mesmo e conte aos outros o que Ele fez por você.
“Bendito seja o Senhor, que de dia em dia nos carrega de benefícios; o Deus que é a nossa salvação”
Salmo 68:19
