Origem: Livro: A Ordem de Deus para o Lar Cristão
Bom trabalho
Paulo, assim como Pedro, não declarou simplesmente que as mulheres deveriam se vestir com modéstia. Considerando que Pedro acrescentou que elas deveriam ser adornadas com um espírito manso e quieto, Paulo insistiu que roupas modestas devem ser acompanhadas de boas obras. Mais uma vez, existe o perigo de os Cristãos enfatizarem indevidamente o aspecto do vestuário e deixarem de considerar a parte positiva da exortação.
Alguns podem estar inclinados a argumentar que todos os Cristãos, não apenas as mulheres, devem ser caracterizados por boas obras. Isso é verdade e as Escrituras certamente nos exortam a todos nessa área. Há, porém, certa linha de responsabilidades relacionadas com ser uma esposa Cristã que pode ser classificada como boas obras. A viúva de 1 Timóteo 5:10 não é uma mulher específica, mas sim uma representante daquelas que assumem o papel de esposa. As boas obras servem de testemunho ao seu direito ao cuidado da assembleia em sua velhice. Embora ela tenha seguido todas as boas obras, algumas específicas são mencionadas. Esta mulher de Deus exerceu hospitalidade. Isso acompanha o papel de ser uma esposa Cristã, assim como prover para a família acompanha o papel de marido. É algo que deve ser realizado para que o marido seja um bispo entre o povo do Senhor (1 Tm 3:2).
Em outras áreas, parece que a viúva havia sido, além de exercer a hospitalidade, uma serva prestativa para todo o povo do Senhor (lavando os pés). Talvez isso fale das pequenas coisas feitas que exigem sacrifício pessoal e espírito humilde: coisas que não chamaram muita atenção, mas coisas que foram ditas e feitas para o bem-estar de Seu povo. Além disso, ela deveria dar alívio onde fosse necessário. Quantos crentes e incrédulos precisam de algum tipo de alívio hoje!
Talvez Febe (Romanos 16:1-2) seja um exemplo bíblico específico do que é sugerido em 1 Timóteo 5:10. Paulo disse que essa irmã tinha ajudado muitos. A palavra “ajudadora” (JND) aqui é forte, implicando que ela tinha sido patrona de muitos. Um patrono é aquele que faz do nosso bem-estar total a sua responsabilidade: aquele que nos apoia nos fracassos e nas vitórias. Há uma grande necessidade de tais ajudantes em nossas assembleias – entre jovens e velhos. Suponho que Febe nunca teve que se perguntar o que fazer quando seu trabalho doméstico terminasse. A esposa que se caracteriza por boas obras tem um cargo de tempo integral!
