Origem: Livro: Os Patriarcas
O caráter dos primeiros tempos
A simplicidade das narrativas deve explicar muito disso, não duvido. A vida humana está em sua infância e ingenuidade. As cenas são domésticas e os hábitos e costumes, como deveres e afeições familiares, foram se formando. Esta é uma grande fonte de regozijo para a mente com este livro. Essas fontes de gozo às vezes são provadas apesar de nós mesmos. Somos muito mimados pelos costumes do mundo e supomos que gostamos deles. Mas ainda assim nos sentimos naturalmente à vontade em cenários tais como os que este admirável livro nos apresenta. A esposa de um senhor rico, que tinha centenas de servos e milhares de rebanhos, amassava o bolo para o viajante e a filha de outro, sem praticar a linguagem do pedido de desculpas, era vista por estranhos dando de beber aos rebanhos da família.
No entanto, com tudo isso havia a mais verdadeira cortesia. A honra devida a todos os homens era tão bem entendida quanto o amor pelos parentes. Não era uma vida incivilizada, embora simples e natural. Não era uma simplicidade rude; mas aquilo que veio de uma influência que poderia moldar e adornar a vida. E essa influência foi o conhecimento de Deus. Os tempos deste livro não eram, como sabemos, devedores aos avanços da civilidade ou dos regulamentos da vida refinada; mas ainda assim a situação não era de incivilização apenas porque havia o conhecimento de Deus. A mão de Deus era sentida, enquanto os conceitos de uma vida polida ainda não tinham tempo nem liberdade para enfeitar ou manchar o cenário.
É isso que molda os costumes desses primeiros tempos. Eles são peculiares, recomendando-se profundamente a uma mente correta; mas o suficiente, talvez, para provocar o sorriso de muitos que pertencem a tempos como o nosso. Pois hoje em dia seria estranha a amizade confidencial entre um senhor e seu servo. E, no entanto, isso aconteceu entre Abraão e Eliezer, embora durante todo o tempo os deveres e direitos do relacionamento fossem religiosamente observados. E quão injustificável seria considerado agora que o futuro marido de uma das filhas, ou o próprio genro, como no caso de Labão e Jacó, cuidasse dos rebanhos da família no calor do dia e na geada da noite, recebendo seu salário! E, no entanto, em tudo isso não há qualquer ofensa moral; nada além do que pode encantar as mais delicadas sensibilidades de nossa natureza.
