Origem: Livro: Princípios da Guerra Espiritual
Comentários Introdutórios
É geralmente aceito que o Livro de Josué consiste em duas seções. A primeira, Josué 1-12, dá o registro da conquista da terra; a segunda, Josué 13-24, da distribuição da terra entre as tribos.
A primeira seção começa com uma exortação para possuir, e depois das palavras “e a terra repousou da guerra” termina com a enumeração das vitórias. A segunda seção começa com a palavra do Senhor, “ainda muitíssima terra ficou para possuir” e encerra com o aviso de Josué ao povo, e com o relato de sua morte. A primeira é vigorosa com energia divina. É poder, força no Senhor, e no poder de Sua força; e as falhas registradas nela, são falhas em ação. A segunda é principalmente inação – e inação é por si só falha – ainda assim, exemplos de zelo pelo Senhor podem ser encontrados nela. Esta ascensão e queda conta, em poucas palavras, a história de cada era, na qual a responsabilidade de manter sua posição foi confiada ao povo de Deus, que, infelizmente, depois de começar seu curso cheio de zelo, abnegação e espírito de vitória, muitas vezes afundou em descanso prematuro; e, como consequência inevitável, tornou-se indiferente e mundano.
E se, nesse estado de indiferença, o espírito de confiança própria ganha um lugar, a restauração, se efetuada, é operada por Deus por meio de disciplina.
Que possamos receber e ser energizados pelas instruções saudáveis que este Livro contém, pois seus ensinamentos são particularmente adequados para nossos dias de luxúria.
