Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus
Comida do Céu
Êxodo 16:1-36
Talvez você se lembre da história bíblica em que Deus prometeu dar aos filhos de Israel a terra fértil de Canaã.
Quando o povo não confiou em Deus e começou a murmurar e reclamar, Ele adiou a bênção, fazendo com que a jornada deles até Canaã durasse quarenta longos anos. Durante esse tempo, Deus sustentou toda aquela multidão no deserto, um lugar árido e hostil, sem plantações ou alimentos trazidos de fora. Como Ele conseguiu fazer isso? Para nós, seria impossível, mas para Deus não. Se Ele não tivesse nos contado, nunca imaginaríamos como Ele providenciaria alimento.
Deus disse: “Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia”. Na manhã seguinte, o orvalho cobria o chão ao redor do arraial deles e, quando secou, surgiu algo pequeno e redondo na superfície da terra. O povo perguntou: “Que é isso?”. Em sua língua, chamaram de “maná”. Então, Moisés explicou: “Este é o pão que o SENHOR vos deu para comer”.
Foi uma grande surpresa, não foi? Eles não podiam se dar ao luxo de serem preguiçosos, pois um milhão de pessoas haviam montado um enorme arraial e precisavam caminhar até a região além de suas tendas, onde o maná estava espalhado pelo chão. A Bíblia descreve o maná como semelhante à semente de coentro, que é pequena, redonda e tem cerca de 3 milímetros de diâmetro. Coletar a quantidade necessária para alimentar uma família faminta todos os dias exigia trabalho constante, e provavelmente todos ajudavam, até mesmo as crianças. O maná precisava ser colhido cedo, porque, quando o Sol esquentava, ele derretia e desaparecia. Moisés instruiu o povo: “Não guardem maná extra durante a noite. Recolham-no fresco todas as manhãs.”
“Não tem problema se dormirmos um pouco mais”, diziam alguns. Havia algo no coração deles que dizia: “Não precisamos obedecer a Moisés”. Afinal, ele já tinha oitenta anos! Você consegue entender esse sentimento de rebeldia, porque ele também está no seu coração. “Por que não posso fazer as coisas do meu jeito?” “Não preciso fazer o que a Bíblia diz!”
Então, alguns juntaram comida suficiente para dois dias, talvez achando que eram trabalhadores muito esforçados e que poderiam descansar na manhã seguinte. Mas, quando acordaram, foram até o pote com o maná do dia anterior e… ele estava estragado! O cheiro era ruim e estava cheio de bichos. Tiveram que jogá-lo fora e passar fome naquele dia.
Eles não sabiam que seguir o próprio caminho não era a melhor escolha? Desobedecer a Deus nunca funciona. Pode parecer vantajoso por um tempo, mas Deus conhece todas as coisas, e Seu caminho é o correto. Escolher o seu próprio caminho não é apenas tolice, é pecado. Mas, em Sua misericórdia, Deus enviou maná fresco na manhã seguinte. E essa mesma misericórdia está disponível para você hoje. Você já refletiu sobre o quanto Ele o ama e quão perfeitos são os Seus caminhos?
Então Moisés deu outra ordem. “Não haverá maná no sétimo dia” (sábado, o dia santo deles). “Recolham o dobro na sexta-feira”. Esse poderia ser o dia de assar, ou eles podiam cozinhar o maná em água ou deixá-lo fresco. Não fazia diferença, porque ele se conservaria durante o sábado, mesmo que o tempo estivesse quente. O sétimo dia era um dia de boa comida sem trabalho pesado.
Mas um dia não é tão bom quanto o outro? Mesmo sendo Cristão, você pode pensar que pode escolher seu próprio caminho e seu próprio tempo para receber as bênçãos de Deus. Alguns do povo pensavam da mesma forma e saíram com suas panelas vazias para colher maná no sábado, o Shabat, e não havia nada! Eles voltaram para casa com fome, e pode ser que tenham aprendido a lição mais rápido do que nós. A lição é simplesmente: deixe Deus fazer as escolhas! Ele conhece nossas necessidades melhor do que nós, e Seu tempo é perfeito. Podemos descobrir quais são Suas escolhas lendo Sua Palavra, a Bíblia, e “ouvindo” Sua voz.
Agora Deus não nos ordena mais a parar de trabalhar no sétimo dia. Agora, celebramos especialmente o primeiro dia da semana (domingo), pois foi quando nosso Senhor Jesus ressuscitou dos mortos. Neste dia, lembramos d’Ele com gratidão, porque Ele entregou Sua vida por nós. Ele busca uma resposta amorosa em seu coração, pois Ele deu a Sua vida por você. A resposta “Não me importo” ou “talvez outro dia” deixará seu coração vazio e insatisfeito, mesmo que você seja um Cristão. Ouça a Palavra de Deus e deixe que Ele faça as escolhas para você. “O caminho de Deus é perfeito e a Palavra do Senhor refinada; e é o escudo de todos os que n’Ele confiam” (2 Samuel 22:31).
Talvez você esteja se perguntando como todas aquelas pessoas sobreviveram durante quarenta anos de caminhada sem precisar de roupas novas ou sapatos novos. Essa foi mais uma demonstração da maravilhosa provisão de Deus. Seus sapatos nunca se desgastaram e suas roupas eram sempre novas! Sem desgaste e sem necessidade de remendos. Você vê que Deus nós temos? Por que não confiar n’Ele agora e para sempre?
E onde um milhão de pessoas e seus rebanhos encontraram água suficiente para beber em condições desérticas? Você pode descobrir lendo a próxima história.
Eu sou o pão da vida; aquele que vem a Mim não terá fome, e quem crê em Mim nunca terá sede.
João 6:35
