Origem: Livro: Para Que Te Vá Bem

Como Começar

A procura deve começar em oração. Talvez isso pareça um clichê, mas não é. Eu posso ouvir alguns dizerem: Mas eu oro por um parceiro adequado há anos, e nada acontece! Há muitas razões pelas quais o Senhor não responde à oração da maneira que gostaríamos. Talvez seja falta de dependência. Nossas orações são misturadas com fé? Estamos procurando pelas razões corretas? Talvez não estejamos prontos para o casamento. Existe alguma necessidade em nossa vida que deva ser tratada primeiro? Pode até ser que Deus tenha outros planos para nós. Eu sugeriria a qualquer pessoa que se encontre nessa posição, que ore verdadeiramente, com toda sinceridade, e pergunte: Por que minha oração não foi respondida? “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto, e ser-lhe-á dada” (Tg 1:5). A oração é, ou não é genuina. Com muita frequência, faz-se oração e não se espera pela resposta. Também podemos orar com a atitude de que já temos a resposta. Nesse caso, não estamos realmente orando, mas apenas buscando alguma indicação para confirmar nossa crença. Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á” (Lc 11:9).

Rapazes: “Casa e riquezas são herdadas dos pais; mas a mulher prudente vem do Senhor” (Pv 19:14 – AIBB). Se você quer uma esposa prudente, então ela deve vir do Senhor. A propósito, prudente não significa tímida; significa sábia, inteligente e habilidosa. Talvez exista uma tendência de achar que uma garota espiritual, inteligente e responsável vinda do Senhor não seja divertida. E assim, pode até haver relutância em pedir orientação ao Senhor. Se você está tendo este tipo de pensamento, isso me faz questionar se seu coração está pronto. Pare e pense por um momento: Deus poderia nos dar a resposta errada? Além disso, que tipo de cônjuge você está procurando; alguém para amar e cuidar, respeitar e honrar? Ou é alguém que possa cumprir suas concupiscências. “Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites” (Tg 4:3). Correndo o risco de ser repetitivo, permita-me dizer novamente: Deus conhece nossas necessidades e sabe como melhor satisfazê-las. Mas Deus quer que possamos satisfazê-las dentro de um relacionamento amoroso, não em uma união egoísta. Eventualmente, a garota que o atrai fisicamente antes de casar-se, não saiba como se comportar no casamento. Tudo o que ela sabe sobre sexualidade diz respeito a conseguir um homem, e não há compreensão da beleza da intimidade piedosa.

Embora grande parte do parágrafo anterior tenha sido dirigido aos rapazes, existem princípios comuns que também são aplicáveis às garotas. Da mesma forma, desconfie do rapaz que é ligado ao físico; está ele realmente interessado em você ou apenas em seu corpo? Deve haver uma conexão mais forte do que a parte física para que um casamento funcione. “Bom seria que o homem não tocasse em mulher” (1 Co 7:1).

Deus é bastante direto quando se trata de nossas próprias escolhas: “O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda sabiamente escapará” (Pv 28:26). Muitas pessoas foram livradas da miséria por, finalmente, se submeterem a Deus, apesar de terem começado em obstinada independência. O melhor, é claro, é começar e terminar a busca na dependência de Deus.

Compartilhar
Rolar para cima