Origem: Livro: Para Que Te Vá Bem

O Conselho dos Outros

Vivemos em uma cultura onde a escolha de um cônjuge é individual; ninguém mais vai fazer essa escolha por você. Mas ainda assim, ignorar o conselho dos outros seria tolice. Lemos sobre Rebeca: “E a donzela correu e fez saber estas coisas na casa de sua mãe” (Gn 24:28). Deve ter havido uma relação feliz entre mãe e filha – ela correu! Rute claramente consultou e confidenciou a Naomi e devo acrescentar, valeu a pena. É um comportamento Cristão normal para uma criança conversar com seus pais e buscar seus conselhos. “Filho meu, guarda o mandamento de teu pai, e não deixes a lei de tua mãe” (Pv 6:20). Quando os pais têm preocupações, elas devem ser cuidadosamente ponderadas diante do Senhor e não, raivosamente, descartadas como sendo irrelevantes. Se alguém se comporta assim, é um mau sinal para a relação matrimonial. Quão melhor quando a resposta dos pais é: “Do Senhor procedeu este negócio” (Gn 24:50). Considere o conselho de ambos os pais. É fácil escolher quem queremos ouvir. Quando há consenso, de uma forma ou de outra, certamente isto é um forte indicador. A dor de um rompimento não é nada comparada a uma vida de arrependimentos e tristezas. É tarde demais quando estiver gemendo “no teu fim, quando se consumirem a tua carne e o teu corpo, e digas: Como aborreci a correção! e desprezou o meu coração a repreensão! E não escutei a voz dos meus ensinadores, nem a meus mestres inclinei o meu ouvido!” (Pv 5:11-13). Mesmo que apenas os pais de um dos dois se oponham à relação, isso pode representar uma grave divisão na família. Como você vai lidar com isso?

Você já falou com os avós? A sabedoria deles, juntamente com uma perspectiva incomparável, poderia ser inestimável. Aliás, como seu namorado ou namorada interage com os pais, irmãos e avós dele ou dela? Se o jovem não é gentil e amável com sua própria mãe, então por que ele trataria sua esposa de forma diferente? É bom, também, observar como seu namorado ou namorada interage com tua família e especialmente com teus pais. Ele ou ela os tratam com respeito ou com descaso? Claro, se você falou mal de teus pais, então essa pessoa provavelmente também falará. Se este for o caso, você precisa acertar as coisas em casa, antes de prosseguir com o relacionamento.

E o conselho dos amigos? Você pode contar com um verdadeiro amigo para conselhos fiéis. “Leais são as feridas feitas pelo amigo” (Pv 27:6 – ARF). Cuidado, no entanto, com alguém que eventualmente deseja o melhor para você – que seus sonhos possam se tornar realidade. Pegos na emoção do momento, seus conselhos não serão objetivos. Se nossos amigos são tão rebeldes quanto nós, então seus conselhos podem ser muito ruins – como com Jonadabe e Amnon.

Compartilhar
Rolar para cima