Origem: Livro: Justificação
Contado como Justo
Há algo imputado a nós, mas não é o mérito de Cristo, nem é isso creditado à nossa conta. A palavra usada ao longo do quarto capítulo de Romanos traduzida de várias maneiras como imputado, considerado, contado, significa exatamente isso, contado. “Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado [contado] como justiça.” (Rm 4:3). Não há a ideia aqui de Deus transferindo a justiça para Abraão. Deus contou Abraão como justo por causa da fé – Abraão aceitou a Deus em Sua palavra. Não era a fé em si. Antes, no que a fé se apoia. Naquele tempo, eram as promessas de Deus; agora é a obra plena e completa de Cristo. “Os que cremos naquele que dos mortos ressuscitou a Jesus nosso Senhor; O qual por nossos pecados foi entregue e ressuscitou para nossa justificação.” (Rm 4:24-25). É por causa da morte e ressurreição de Cristo que Deus pode agora nos contar justos com base no princípio da fé.
É importante reconhecer que é Deus quem considera, não o homem. É o tribunal de Deus e Ele, como juiz, é quem pronuncia o veredito. Só quando chegamos ao capítulo sexto de Romanos é que encontramos algo para considerarmos: “Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Rm 6:11) O assim também, nos diz que sermos contados vem como resultado de outra coisa, algo inteiramente de fora de nós, a morte e ressurreição de Cristo (v. 10).
Uma palavra diferente também traduzida como imputado, o que significa colocar na conta, aparece apenas duas vezes no Novo Testamento: uma em Romanos 5:13 (onde fala do pecado) e a outra em Filemom. A carta de Paulo a Filemon diz respeito a um escravo fugitivo que provavelmente roubou de seu mestre; Paulo diz: “Se [ele]… te deve alguma coisa, põe isso à minha conta… eu o pagarei” (Fm 18-19). Nós nunca, no entanto, lemos sobre justiça sendo colocada em conta de outrem.
