Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus
Convidado… Você Vem?
Mateus 22:1-14
Um certo rei planejou um casamento para seu filho. A lista de convidados incluía apenas pessoas muito especiais, e elas ficariam muito honradas e ansiosas para usar suas melhores roupas e chegar lá na hora!
Ou não? Suponho que dependia do que eles realmente pensavam daquele rei. Se ele fosse impopular, não seria preciso muito para mantê-los afastados.
Mas por que um rei seria impopular? Certamente, ele era rico o suficiente para providenciar uma grande festa de casamento. Ele abateu o melhor de seu gado para preparar rosbife e vitela, e as sobremesas mais extravagantes estavam prontas; tudo era de graça. Suponho que fosse uma questão do que era mais importante para aquelas pessoas.
Eu sei de outro Rei que é impopular. Eu tenho escutado Seu nome usado com desprezo todos os dias, até mesmo por crianças. E tenho ouvido pessoas culpando a Ele quando as coisas vão mal entre nós, e Seu livro raramente é lido. Você conhece aquele grande Rei? Seu nome é Deus. Ele não é desejado, porque Sua santidade se opõe ao nosso pecado.
Quando chegou a hora de começar o casamento, o rei da nossa história enviou seus servos para dizer às pessoas que tinham sido convidadas: “tudo já pronto; vinde” (Mateus 22:4). Uma coisa maravilhosa aconteceu! Mesmo com um segundo convite, nenhuma daquelas pessoas honradas levou o convite do rei a sério o suficiente para irem. Todos tinham outras coisas para fazer. Um foi para sua fazenda, e outro foi para seus negócios. E pior do que isso, eles trataram seus servos muito, muito mal.
O que você faria, ou melhor, o que você está fazendo agora? Deus está lhe enviando Seu convite enquanto você lê esta história. Quais outros planos estão impedindo você de vir?
Os servos disseram ao rei que nenhum convidado viria; todos tinham outros planos, e o rei ficou muito bravo. Mas tudo ainda estava pronto, então ele enviou seus servos para trazer os pobres, os que não tinham casa e os mendigos, até que todos os assentos para o casamento estivessem ocupados. Não importava que eles fossem um bando de maltrapilhos, pois o rei se certificou de que cada um estivesse vestido e ajustado para a ocasião. Não é difícil imaginar o quão satisfeitas e gratas essas pessoas ficariam. O rei também ficou satisfeito.
Nosso Deus fica satisfeito quando pecadores respondem ao Seu convite para vir a Ele. Ele fica satisfeito em derramar sobre nós todo o amor do Seu coração e as riquezas da Sua graça. Mas Deus não Se esquece daqueles que O recusam e O desprezam. Em nossa história, o rei destruiu aqueles que recusaram seu convite e trataram mal seus servos, e ele queimou a cidade deles. Você acha que Deus Se importa de forma diferente com aqueles que recusam Seu convite e se rebelam contra Ele agora? Há castigo esperando por eles também.
Há mais um aviso no final da história. Um dos convidados que veio não usava as roupas que o rei havia fornecido. O rei perguntou por que, e o convidado ficou sem palavras. O rei ordenou que seus pés e mãos fossem amarrados e ele fosse lançado nas trevas exteriores. Muitas vezes somos lembrados de que Deus é santo, e Ele não deve ser ignorado. Ele pode prepará-lo para Sua santa presença, mas você não pode fazer isso por si mesmo. Deus está disposto a fazer isso por você, à custa do sangue vital de Seu Filho. Você está disposto?
“Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a Minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele Comigo”
Apocalipse 3:20
