Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus
Corações Roubados
2 Samuel 18
Se você me der algo, posso ser acusado de ter roubado isso de você? Talvez sim. Se algo é tirado de você por meio de mentiras e falsas promessas, isso é um roubo – e o pior tipo de roubo. Para entender melhor, veja esta história sobre corações que foram roubados. É uma das histórias de Deus na Bíblia, então sabemos que é verdadeira.
O rei Davi tinha um filho chamado Absalão, que era muito bonito. Seus cabelos eram grossos e pretos, e ele os cortava apenas uma vez por ano. Tinha tanto orgulho deles que até pesava os fios cortados.
O rei Davi teve muitos problemas, mas foi um homem que confiou em Deus, desde jovem, quando matou Golias com uma pedra de sua funda. Ele confiou e ouviu a Deus, que fez o céu e a Terra. Por isso, disse: “não temerei mal nenhum, porque Tu estás comigo” (Salmo 23:4 – ARA). Muitas vezes a Bíblia diz sobre Davi: “O Senhor era com ele”.
Mas Absalão não queria a companhia de seu pai, que confiava em Deus. Ele queria as coisas do seu próprio jeito.
Na cidade de Jerusalém, havia uma porta que era num local movimentado por onde muitas pessoas passavam a pé ou montadas em jumentos carregados. Absalão decidiu se encontrar com os habitantes da cidade, saudando-os calorosamente com apertos de mão e beijos. Ele dizia que resolveria os problemas do povo melhor do que seu pai e que suas decisões seriam sempre corretas. Eis o que ele disse: “Ah, quem me dera ser juiz na terra, para que viesse a mim todo o homem que tivesse demanda ou questão, para que lhe fizesse justiça!”. Assim, Absalão roubou o coração do povo de Israel com suas mentiras e falsas promessas. “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração” (Jeremias 17:9-10).
A maioria do povo de Israel acreditou no que Absalão havia dito a eles e queria que ele fosse o rei deles. Certamente isso levou a uma revolta contra o rei Davi, que precisou fugir de Jerusalém com seus amigos fiéis. Absalão assumiu o poder e, depois de pedir conselhos aos amigos, partiu para liderar um exército contra o rei Davi, seu próprio pai.
Mas o exército de Absalão não tinha o Senhor com eles. Eles foram espalhados por toda a terra e muitos deles se perderam na floresta. O próprio Absalão cavalgou sob um grande carvalho no qual a sua cabeça ficou presa por entre os galhos. O mulo que ele montava passou adiante, deixando-o pendurado na árvore entre o céu e a Terra. O Senhor não estava com ele. Um oficial do exército do rei Davi o encontrou e o matou atirando três dardos em seu coração.
Foi este o fim da história de Absalão? Sim, no que diz respeito ao seu tempo na Terra. Mas ele ainda tem a eternidade pela frente. Ele não quis Deus enquanto estava aqui e passará a eternidade sem Ele. Será uma eternidade sem luz, amor ou felicidade.
Existe alguma esperança para um ladrão ir para o céu? Continue lendo.
Sim! Talvez você já tenha ouvido falar de outro ladrão que também ficou pendurado entre o céu e a Terra. Ele foi pendurado numa cruz ao lado do Senhor Jesus e morreu ali, com as pernas quebradas. Esse ladrão queria a companhia do Senhor Jesus e recebeu mais e melhor do que havia pedido. Ele está com Jesus agora no céu, porque Jesus perdoou seus pecados, incluindo o de roubar, e estará naquele lugar feliz por toda a eternidade.
Absalão não cumpriu suas promessas, mas Deus sempre cumpre as Suas, sejam elas para abençoar ou para julgar. Em quais promessas você está confiando agora?
“Estando certíssimo de que o que Deus tinha prometido também era poderoso para fazer”
Romanos 4:21
