Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus
A Cordeira do Homem Pobre
2 Samuel 12:1-9
Na casa do pobre não havia muito dinheiro sobrando, mas ele encontrou o suficiente para comprar uma cordeira, uma cordeira macia e cheia de lã. É claro que seus filhos a amavam. Não era uma cordeira que vivia no campo; era um animal de estimação da família, amada quase como um filho. Ela até compartilhava a comida e bebia do copo do pobre. Consigo imaginar aquele homem descansando em sua cadeira, recostado com aquela cordeira de estimação especial aconchegada em seu peito. Ninguém precisa ensinar a cordeira a ficar por perto.
Na casa do rico havia fartura. Ele tinha ovelhas e cordeiros, muitos deles. Também tinha rebanhos de vacas e cabras. Elas nasciam e cresciam em seus campos. Ele era rico o suficiente para ter jantares fartos e comida requintada todos os dias.
Um viajante chega à porta da casa do homem rico. “Saudações”, disse o viajante ao se apresentar ao homem rico. É claro que todos os viajantes estão convidados a jantar, e seria um dos jantares chiques do homem rico, com o melhor de tudo.
Suponha que você fosse o homem rico: o que faria? Antes de mais nada, se der algo a um viajante, certifique-se de que seja seu. É Deus Quem nos dá tudo o que temos. Foi Deus Quem nos criou com a palavra de Sua boca. Foi Deus Quem deu Seu Filho unigênito por nós. Essas riquezas são minhas para compartilhar com você. Jesus é meu Salvador para sempre, e Ele também pode ser seu. De todo o meu coração, quero compartilhá-Lo com você, e Ele também será seu para sempre.
O homem rico era egoísta. Ele olhava para seus pastos repletos de ovelhas, mas não abriria mão de uma das suas ovelhas para o jantar naquela noite. Deveria ser um assado macio para o seu visitante. Sua reputação dependia disso. A cordeira do pobre seria o melhor jantar. Sim, ele iria tomá-la para si.
Não é difícil imaginar as lágrimas e o vazio na casa do homem pobre. A cordeirinha de estimação havia ido embora e não havia ninguém para consertar as coisas. Talvez você esteja com raiva, chateado e pronto para repreender aquele homem rico e perverso. Quando o rei Davi ouviu essa história, ele também se sentiu assim! Ele ficou furioso com tamanho egoísmo!
E então, de repente, o profeta Natã, que contou a história ao rei Davi, apontou o dedo para o rei e disse: “Tu és este homem”!
A verdade é que o rei Davi havia tomado a mulher de outro homem, e quem teria coragem de acusar o rei? Mas Deus sabia que o que o rei Davi havia feito fora causado por egoísmo, e ele tentava encobrir seu egoísmo para salvar sua reputação.
Acho que todos nós vemos um pouco do nosso egoísmo, mas tentamos escondê-lo para que ninguém saiba o quão maus somos. Mas Deus sabe, e só Deus pode apagar esse registro. Não finja que o registro não existe; pois cresce mais a cada dia. Mas o próprio Deus é o Único que pode dizer, como disse a Davi depois que ele confessou seu pecado: O Senhor perdoou o teu pecado. Você não morrerá. Deus é um Deus que perdoa e dá vida eterna – uma vida que nunca morre, embora nosso corpo natural possa morrer assim como os outros.
Foi o próprio Jesus Quem levou o castigo pelos nossos pecados naquelas horas de trevas na cruz. Essa maravilhosa palavra “perdoado” é para nós que nos abrigamos n’Aquele que morreu por nós. “Em Quem temos a redenção pelo Seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da Sua graça” (Efésios 1:7). O Seu perdão é somente para pecadores. Você se arrependerá e virá a Ele agora? Você pode ter certeza de que seus pecados estão perdoados e, independentemente da sua origem, você pode ser um filho de Deus, ajustado para Sua morada no céu para sempre.
“Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, E cujos pecados são cobertos”
Romanos 4:7
