Origem: Livro: Para Que Te Vá Bem

PARTE III

Decisão de Não se Casar

“Porque quereria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um de uma maneira, e outro de outra. Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu. Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se” (1 Co 7:7-9). Casar-se não é para todos. Para alguns, esta pode ser uma decisão consciente, para outros, uma circunstância em que eles se encontram. O apóstolo Paulo nunca se casou, pelo que sabemos, e isso lhe deu grande liberdade em seu ministério. Ele sofreu muitas coisas que nunca pediria a uma esposa que suportasse. Nem o casamento nem o celibato são mandamentos; os sistemas religiosos dos homens perverteram o que é de Deus “proibindo o casamento e ordenando a abstinência dos manjares que Deus criou para os fiéis e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças” (1 Tm 4:3).

Há vantagens em se permanecer solteiro; por exemplo, não estar preso em preocupação com seu cônjuge. A Escritura não fala disso de forma egoísta, mas como um meio de servir ao Senhor. Esta decisão não se limita aos homens, mas também pode ser a escolha de uma mulher. “Mas o que é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar à mulher. Também há diferença entre uma esposa e uma virgem. Há diferença entre a mulher casada e a virgem: a solteira cuida das coisas do Senhor para ser santa, tanto no corpo como no espírito; porém a casada cuida das coisas do mundo, em como há de agradar ao marido. E digo isto para proveito vosso; não para vos enlaçar, mas para o que é decente e conveniente, para vos unirdes ao Senhor sem distração alguma” (1 Co 7:33-35). O casamento não é algo mundano, mas é para este mundo; é apenas para este tempo e não para a eternidade.

Tenha em mente, no entanto, que ter uma esposa não impede o ministério de alguém. Pedro era um homem casado: “Não temos nós direito de levar conosco uma mulher irmã, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas [Pedro]?” (1 Co 9:5). Temos outro lindo exemplo em Áquila e Priscila.

Para muitos que se encontram solteiros, não é por escolha. Isso pode vir a ser uma verdadeira provação. A vida parece estar passando por eles e ainda não encontraram o par certo. Se alguns se encontram nesta situação, ou mesmo se acreditam que isso seja de sua própria escolha, eu os encorajaria a estar diante do Senhor sobre isso. Irritar-se com o próprio destino na vida nunca leva a um espírito feliz. O Senhor tem planos para você. Talvez Ele não deseje que você permaneça solteiro para o resto de sua vida, no entanto, o momento não é o certo. “Deleita-te também no Senhor, e Ele te concederá o que deseja o teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia n’Ele, e Ele tudo fará” (Sl 37:4-5). Enquanto isso, mantenha-se ativo e ocupado. Ajudar os outros, viajar, ser um testemunho para o Senhor em qualquer posição que Ele te coloque. Não faço pouco caso desta circunstância, mas estar contente em qualquer estado que sejamos encontrados é uma condição feliz; estar casado e infeliz é uma provação terrível.

Compartilhar
Rolar para cima