Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus
Um Denário Será Suficiente?
Marcos 12:13-17
Nos tempos bíblicos, um denário era o que um homem recebia por um dia inteiro de trabalho. Mas era muito parecido com o pequeno centavo de cobre que vemos hoje, e também tinha uma imagem.
Talvez sua moeda tenha uma foto estampada nela. A moeda da nossa história de hoje tinha a foto de outro homem, mas não vou dizer de quem era. Leia a história e veja se consegue descobrir.
Havia homens inteligentes em Jerusalém quando Jesus estava lá. Alguns desses homens, chamados fariseus, pensaram ter armado uma armadilha para capturar Jesus e colocá-Lo em apuros. Entre os muitos milagres que Jesus realizou, Ele alimentou grandes multidões e curou todos que O procuravam. E Ele fez essas maravilhas sem cobrar nada de ninguém nem aceitar um centavo de doação de ninguém. Por que eles não O queriam?
Eles fizeram uma pergunta maliciosa a Jesus, e aqui está o que Lhe perguntaram: “É lícito dar o tributo a César, ou não?”
Jesus conseguia ver o coração daqueles fariseus, assim como consegue ver o seu. E Ele sabia que estavam tentando enganá-Lo com a pergunta. Sua resposta foi: “Trazei-Me uma moeda”. Então, Ele perguntou: “De quem é esta imagem e inscrição?”
Eles responderam: “de César”. Tudo ao redor deles naquele dia era um lembrete de que César estava no controle. César está morto agora e seu país não está no poder. Mas nosso Jesus está vivo no céu, e está chegando o dia em que os reinos deste mundo se tornarão os Seus reinos!
Jesus respondeu à pergunta dos fariseus: “Dai, pois, a César o que é de César e a Deus, o que é de Deus”.
Os fariseus ficaram em silêncio. Não tinham nada a dizer, mas não mudaram de ideia. Já haviam decidido condenar Jesus à morte.
Você e eu não estávamos lá naquele dia, mas as palavras de Jesus também são para nós – hoje. “Dai… a Deus, o que é de Deus”. Lembre-se: Deus está no controle.
Pagamos nossos impostos, e isso é perfeitamente correto. Jesus não está pedindo seus centavos; Ele quer você mesmo. Os centavos ainda estarão aqui depois que você morrer, mas se você pertence a Jesus, você é d’Ele para sempre! Todos os centavos do mundo não pagarão o que você vale para Ele. Ele te ama tanto que foi voluntariamente à cruz do Calvário para morrer por você.
Você pode ser esperto o suficiente para fazer uma armadilha para alguém, mas nada pode mudar a Palavra de Deus. João 3:16 diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que n’Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Existe o perecer? Deus diz que sim, e Ele não escreveu a palavra “morrer” naquele versículo, porque “perecer” significa muito mais do que morrer. Significa sofrer o castigo eterno após a morte.
Só existe um Deus que pode lhe dar vida eterna, e Ele é o Deus que o ama tanto que deu Seu único Filho para morrer por você. Os fariseus não queriam Seu Filho. Você quer?
Você encontrou a resposta para a pergunta sobre qual imagem estava na moeda que mostraram a Jesus?
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que n’Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”
João 3:16
