Origem: Livro: Esboço Sobre os Profetas Menores

A derrota de Nínive

Capítulo 2 – Naum apresentou os fatos gerais do juízo do Senhor sobre a Assíria no capítulo 1. Agora, neste capítulo, ele dá uma descrição clara da carnificina na derrubada de Nínive, significando o fim da dinastia do império assírio.

O profeta dá detalhes específicos da destruição da cidade (vs. 1-6), de sua derrota (vs. 7-8) e de seu saqueio (vs. 9-13). Historicamente, isso tudo aconteceu quando os babilônios e medos sitiaram a cidade. Como mencionado, é uma prefiguração do juízo do Senhor sobre a futura Assíria (Gogue).

A descrição do saque de Nínive é brevemente interrompida no versículo 2 para falar de Israel. É significativo quanto ao tempo desse juízo em seu cumprimento no tempo do fim. M. F. Unger traduz o versículo: “Porque o Senhor restaurou o esplendor de Jacó como o esplendor de Israel, embora os devastadores os tenham devastado e destruído seus ramos de videira”. Assim, Israel é visto como tendo sido restaurado ao Senhor no momento desse ataque. Isso coincide com Ezequiel 37-38.

Compartilhar
Rolar para cima