Origem: Livro: Os Patriarcas
Deus encoraja a alma que retorna
Tudo isso me explica os sacrifícios que Jacó fez em Berseba ao Deus de seu pai Isaque. E tudo isso tem um grande significado moral. Foi uma grande agitação na alma de Jacó e foi muito aceitável ao Senhor. Como encontramos no dia do cerco de Samaria. Os pobres leprosos fora da cidade imediatamente se alimentam e tomaram para si das tendas dos sírios. Era natural, quase necessário, que o fizessem. Mas logo depois outra mente começa a se agitar neles, como aqui em nosso patriarca, e eles dizem: “Não fazemos bem; este dia é dia de boas-novas, e nos calamos; se esperarmos até à luz da manhã, algum mal nos sobrevirá; pelo que agora vamos e o anunciemos à casa do rei” (2 Reis 7). Esta foi a ação de uma mente melhor, como esta agitação atual no espírito de Jacó. E este despertar em Jacó é tão aceitável ao Senhor, que Ele vem imediatamente a ele com estas palavras de consolação: “Eu Sou Deus, o Deus de teu pai; não temas descer ao Egito, porque Eu te farei ali uma grande nação. E descerei contigo ao Egito e certamente te farei tornar a subir; e José porá a sua mão sobre os teus olhos”.
Quando consideramos isto por um momento, podemos muito bem dizer: Que comunicação foi esta! Quão completamente isso permitiu a Jacó saber que o Senhor havia lido todo o seu coração, seus atuais temores e suas anteriores afeições, a mente do pai e a mente do santo, os desejos da natureza e as sensibilidades do espírito. “Não temas descer ao Egito” acalmou a presente inquietação de sua mente renovada; “José porá a sua mão sobre os teus olhos”, satisfez o antigo desejo de seu coração por seu filho há muito perdido. Como tudo isso foi completo! Quão perfeitamente isso provou a realidade da empatia de Cristo por tudo o que estava acontecendo em Seu eleito!
Jacó encontrou piedade n’Ele e graça para ajuda oportuna. “Quando dentro de mim esmorece o meu espírito, então Tu conheces a minha vereda” (AIBB), foi dito por Davi, e aqui certamente é entendido por Jacó. O gemido que não foi proferido por ele aos ouvidos do homem, havia, em todo o seu significado, entrado nos ouvidos d’Aquele que sonda o coração. E depois disso, Jacó não pode mais parar em Berseba, nem questionar sua futura viagem ao Egito.
