Origem: Livro: A Primeira Epístola de Paulo aos CORÍNTIOS

A Diferença entre a Mesa do Senhor e a Ceia do Senhor

Um erro comum é confundir “a Mesa do Senhor” com a “Ceia do Senhor”. Muitas vezes, esses dois termos são usados de forma intercambiável, como se não houvesse diferença entre eles.

  • “A Mesa do Senhor” é um termo simbólico que significa o terreno da comunhão na qual os membros do corpo de Cristo se encontram, onde a autoridade do Senhor é reconhecida e reverenciada (1 Co 10:21).
  • “A Ceia do Senhor”, por outro lado, é uma ordenação literal na qual os Cristãos participam quando se lembram do Senhor em Sua morte no partir do pão (1 Co 11:20, 23-26).

Não devemos pensar que a Mesa do Senhor é uma mesa física que os irmãos colocam no meio da sala sobre a qual colocam os emblemas. Nem devemos pensar que a Mesa do Senhor é o ato de partir o pão. Como mencionado, é um termo simbólico. Se estivermos verdadeiramente reunidos ao nome do Senhor pelo Espírito Santo, estamos à “Mesa do Senhor” 24 horas por dia, 7 dias por semana, mas só comemos “a Ceia do Senhor” em uma hora específica no dia do Senhor, uma vez por semana. Em condições normais, uma pessoa deve ir à Mesa do Senhor uma vez em sua vida, quando entra em comunhão prática com aqueles que estão reunidos ao nome do Senhor, mas deve ir à Ceia do Senhor toda semana. A Ceia do Senhor (o ato de partir o pão) deve ser comida à Mesa do Senhor – o terreno da comunhão sobre a qual o Espírito reúne os membros do corpo de Cristo. Portanto, seria incorreto dizer que vamos à Mesa do Senhor no dia do Senhor; mas antes, vamos participar da Ceia do Senhor naquele dia. Pessoas bem-intencionadas podem dizer coisas como: “O irmão Fulano se levantou à Mesa do Senhor para dar graças”, mas o comentário seria mais correto se fosse dito que o irmão Fulano se levantou à Ceia do Senhor para dar graças.

Quando uma pessoa é recebida à comunhão, ela é recebida à “Mesa do Senhor”, onde ela tem o privilégio de comer “a Ceia do Senhor”. Se uma pessoa é “excluída” sob um ato administrativo de julgamento pela assembleia (1 Co 5:13), ela é colocada fora da “Mesa do Senhor”, e não apenas “da Ceia do Senhor”. Ela é colocada fora da comunhão dos santos reunidos ao nome do Senhor como um todo, que inclui o privilégio de partir o pão. Alguns pensam que o comer mencionado em 1 Coríntios 5:11 se refere a comer a Ceia do Senhor. Daí, eles concluem que não devemos partir o pão com ela, mas podemos ter comunhão individualmente. No entanto, isso tem a ver com qualquer tipo de comer – quer seja no partir do pão ou em uma refeição comum em nossas casas.

Uma pergunta pode ser feita: “Aqueles que não estão à ‘Mesa do Senhor”, mas nas várias organizações da igreja feitas pelo homem, podem participar da ‘Ceia do Senhor’ onde estão?” J. N. Darby disse: “Eles podem individualmente lembrar a morte do Senhor e, nesse sentido, ter a Ceia do Senhor”. W. Potter disse: “Considere as mesas nas várias denominações: para esses Cristãos, essa mesa é a do Senhor e a Sua ceia e, como tal, participam dela. Alguns entre nós estavam há anos em uma ou outra dessas mesas, e ali com toda a sinceridade, por falta de luz adicional. Poder-se-ia dizer que em verdade nunca tínhamos participado da Ceia do Senhor até sermos encontrados entre aqueles reunidos em terreno bíblico? Certamente que não, embora a maneira na qual nós participávamos não estivesse de acordo com as Escrituras”. Os Cristãos podem comer a Ceia do Senhor em suas denominações, mas se fosse para ser comida corretamente, deveria ser feita à “Mesa do Senhor”.

Compartilhar
Rolar para cima