Origem: Livro: Os Patriarcas

Dignidade moral

Este foi o ponto mais alto da dignidade moral de Abraão.

Deus ama o estrangeiro (Dt 10:18). Ele ama o pobre e estrangeiro sem amigos, com o amor da piedade e da graça, e provê a ele. Mas com o estrangeiro separado, que deu as costas a esta cena corrompida, Deus liga Seu nome e Sua honra, e os reconhece moralmente sem Se vergonhar (Hb 11:13-16).

Quão bem ele começou sua jornada desde o início! O Senhor e Suas promessas eram tudo o que ele tinha. Ele deixou, como vimos, seu lar natural para trás, mas não esperava encontrar outro lar no lugar para onde estava indo. Ele sabia que seria um estrangeiro e peregrino com Deus na Terra. A Mesopotâmia foi deixada, mas Canaã não foi tomada em seu lugar. Consequentemente, de todos os povos de lá, ele foi um homem separado durante todos os seus dias, ou durante sua peregrinação entre eles por cerca de cem anos. Canaã era o mundo para aquele homem celestial, e ele tinha tão pouco a ver ou dizer a ele quanto pudesse, embora o tempo todo estivesse nele. Quando as circunstâncias o exigiam, ou na medida em que os negócios o envolviam, ele lidava com isso. Ele negociaria com o povo da Terra, se necessário (com certeza o faria), mas sua empatia não estava com eles. Ele precisava de um local de sepultura e o comprou dos filhos de Hete. Ele não hesitaria em tratar com eles sobre uma questão necessária de negociação e venda; mas ele prefere comprar a receber. Ele relutava em ser devedor a eles ou em ser enriquecido por eles – nem eles eram seus companheiros. Isso nós observamos por toda parte. Se Aner, Escol e Mamre – isso pode ser moralmente atraído pelo que viram nele – buscarem uma confederação com ele, ele não recusará sua aliança em uma determinada ocasião de interesse comum, quando tal interesse o Deus que o chamou não o sancionaria ou recomendasse. Mas ainda assim os cananeus não eram sua companhia. Sua esposa era sua companhia, sua casa, seus rebanhos e suas manadas, e seu companheiro santo, Ló, filho de seu irmão, que havia saído da Mesopotâmia com ele – contanto, pelo menos, que tal pessoa andasse como um homem separado em Canaã. Mas mesmo Ló, quando não se indistingue do povo da terra, é um estranho para ele tão completamente quanto os outros são.

Tudo isso certamente tem voz em nossos ouvidos. Os anjos às vezes eram a companhia de Abraão e, portanto, o Senhor dos anjos – e em todos os momentos, seu altar e sua tenda estavam com ele, e os mistérios ou verdades de Deus, conforme lhe eram revelados. Mas as pessoas da terra, os homens do mundo, não obtiveram os seus gostos ou empatias, nem partilharam a sua confiança. Ele estava entre eles, mas não era deles – e preferia que ele tivesse sua casa não edificada e Isaque ficasse sem esposa, do que essa esposa fosse uma filha de Canaã.

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