Origem: Livro: A Ordem de Deus

Disciplina na Igreja

Outro assunto relacionado ao governo da igreja local que é negligenciado nas assim-chamadas igrejas é o da disciplina e excomunhão. Como mostramos no capítulo intitulado “Um Apelo à Separação”, todo Cristão é responsável por se separar do mal. É óbvio, portanto, que uma assembleia de Cristãos deve se manter pura do mal também. Esta é uma responsabilidade corporativa. A razão para isso é porque a associação com o mal contamina toda a assembleia.

Como já mencionamos, os três principais tipos de mal que devem ser mantidos fora do meio de um grupo de Cristãos são: mal moral, mal doutrinal e mal eclesiástico. Se uma pessoa em uma assembleia se envolver ou se associar ao mal, a assembleia local é responsável por afastá-la de sua comunhão. O apóstolo Paulo disse: “Não julgais vós os que estão dentro? Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai pois dentre vós a esse iníquo” (1 Co 5:12-13). Isso mostra que a assembleia é responsável por julgar o mal em seu meio quando aparece.

Existem três razões principais pelas quais a assembleia deve colocar pessoas para fora de sua comunhão quando associadas com o mal.

Compartilhar
Rolar para cima