Origem: Livro: A Epístola de Paulo aos COLOSSENSES
Duas Visões Diferentes do Homem na Carne nas Epístolas de Paulo
A condição caída do homem é vista de duas maneiras diferentes nas epístolas de Paulo:
- Em Colossenses e Efésios, o homem é visto como morto em seus pecados (Ef 2:1-3; Cl 2:13).
- Em Romanos e Gálatas, o homem é visto como vivo em seus pecados (Rm 1:32; Gl 1:4).
Além disso, em Romanos, o próprio Cristo é visto como vivo na Terra, “nasceu da descendência de Davi segundo a carne, Declarado Filho de Deus em poder” (Rm 1:3-4). Enquanto que em Colossenses e em Efésios, Cristo é visto como morto, e o poder de Deus foi aplicado a Ele ao ressuscitá-Lo dentre os mortos e colocá-Lo à Sua própria direita (Ef 1:19-21; Cl 1:18, 2:12).
O remédio para a dupla condição caída do homem é encontrado em Cristo de duas maneiras – em Sua morte e em Sua ressurreição. Na visão de Romanos sobre o homem, este é visto vivendo na Terra como um pecador culpado. Ele é tão afetado pela desordem de seus pecados e pelo domínio de sua natureza pecaminosa, que ele não tem poder para interromper o curso pecaminoso de sua vida. O modo de Deus libertá-lo de sua condição lastimável é colocá-lo na morte. Esta é a linha da verdade que é desenvolvida em Romanos. A morte de Cristo é trazida (e a identificação do crente com ela) como o remédio para essa condição. Cristo morreu e derramou Seu sangue (Rm 3:25, 4:25, 5:6-8) para tirar os pecados do crente, mas também para judicialmente colocar um fim ao pecador diante de Deus, e assim quebrar seu vínculo com aquela condição em que ele vive (Rm 6:1-11; Gl 2:20). Mas na visão de Efésios sobre o homem, este é visto como morto em delitos e pecados (Ef 2:1), e o remédio para ele é encontrado no poder de Deus que ressuscitou Cristo dos mortos, trabalhando para vivificá-lo juntamente com Cristo (Ef 2:5). Assim, ele é libertado do estado de morte espiritual no qual foi mantido. A epístola aos Colossenses na verdade tem ambos os aspectos (Cl 211-13).
