Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus
É o Suficiente
1 Reis 17
É maravilhoso estar satisfeito. Contudo, alguns dos nossos leitores estão sempre com fome, outros estão frequentemente doentes, e a maioria de nós está sempre querendo o que não tem. Esta é a história de uma mãe que teve o suficiente, mesmo quando aqueles ao seu redor ficavam mais magros e famintos a cada dia.
O país onde essa mãe vivia estava sem chuva havia três anos. As plantações nos campos e hortas secaram, as vacas deixaram de dar leite para as crianças e não havia alimento no jantar. Ninguém tinha comida suficiente, e os sorrisos eram raros.
Esta pobre e magra mãe tinha um garotinho e uma panela com apenas um punhado de farinha no fundo. Ela também tinha uma garrafa com um pouquinho de óleo. Infelizmente, tudo o que podia fazer era procurar dois gravetos para acender uma pequena fogueira e cozinhar uma panqueca para os dois. Depois disso, sua comida acabaria, e eles morreriam de fome. Não havia mais nenhuma esperança.
Que situação triste para essa mãe e seu filhinho. Eles não tinham o suficiente. Talvez você tenha muito mais do que ela tinha, mas perderá tudo quando morrer. O que terá então? Será o suficiente? Se você tem Jesus como seu Salvador, você tem o suficiente. Nada, nem mesmo a morte, pode tirar você do Salvador que ama você.
Deus sabia tudo sobre essa pobre mãe. Enquanto ela procurava gravetos para acender o fogo, ouviu Elias chamando por ela no portão da cidade. Elias era o mensageiro de Deus para o Seu povo, Israel. Ele pediu a ela um pouco de água. Ela foi pegar a água para o viajante, mas então ele também pediu um pedaço de pão.
A resposta dela é surpreendente, pois vivia em um país onde Deus não era conhecido. Ela disse: “Vive o SENHOR teu Deus, que nem um bolo”. Sua resposta era verdadeira. Então, ela contou a ele com sinceridade sobre aquele pouquinho de farinha e óleo e seu plano para que ela e seu filho comessem e depois morressem.
É maravilhoso contar a verdade a Deus. Talvez você demore mais tempo para listar tudo o que tem, mas pode acabar do mesmo jeito: usar tudo e depois morrer.
“Faze dele primeiro para mim um bolo pequeno”, disse Elias, “e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho”.
Se você fosse essa mãe, ficaria de boca aberta diante de tal impossibilidade? Não havia farinha e óleo suficientes nem para fazer um pequeno bolo para ele comer, quanto mais outro para ela e seu filho. Você se viraria e deixaria de ouvir?
Mas a mensagem de Elias veio de Deus. A mensagem de Deus para você pode ser exatamente o que você não quer ouvir – que você é um pecador sem esperança e não pode fazer nada para ganhar o céu para si mesmo. Continue ouvindo! A Palavra de Deus é verdadeira, de capa a capa!
“Não temas”, disse Elias. E esta foi a promessa de Deus: “A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a Terra” (1 Reis 17:14). Você entende essa promessa? Sempre haveria um pouco de farinha na panela e um pouco de azeite na botija, enquanto ela precisasse. Deus não prometeu uma panela cheia ou uma botija cheia. Apenas o suficiente. O suficiente para cada dia que viesse. Se ela não usasse tudo a cada dia, não se acumularia.
Você não precisa perguntar se a promessa de Deus se cumpriu. Suas promessas sempre se cumprem. “Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou; conforme a palavra do SENHOR”.
Cada um de nós que está vivendo agora pode dizer que tem do nosso bendito Senhor Jesus tanto quanto deseja d’Ele, e nossa vida mostra o quanto O queremos. Nosso estômago pode estar cheio ou vazio, mas não é aí que mora nossa felicidade. É o próprio Senhor Jesus que é suficiente para cada dia e nos dá a verdadeira felicidade.
Você pode se perguntar por que a Bíblia não nos diz que ela compartilhou essa comida com seus vizinhos, que também estavam morrendo de fome. Talvez eles não estivessem dispostos a crer no Deus vivo e em Suas promessas. Não posso compartilhar minha salvação com os outros, mas posso dizer a eles que venham a Jesus para a sua própria salvação. Você virá e crerá? Ele prometeu: “o que vem a Mim de maneira nenhuma o lançarei fora” (João 6:37).
Contaremos mais sobre essa mãe e seu filho na próxima história.
“Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em Seu nome”
João 20:31
