Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus

Ele Andou Sobre as Águas

Mateus 14:22-36

Se você mora onde alguns de nós moramos, provavelmente já andou sobre as águas muitas vezes. No norte é frio, e equipes de cavalos e até caminhões atravessam os rios congelados em janeiro. Claro, é água congelada, dura como pedra, mas ainda é água de verdade, e somente Deus poderia fazê-la assim. Foi Deus Quem projetou e fez aquele material maravilhoso chamado “gelo”. Um dos motivos foi para que os que moram no norte pudessem ter uma vantagem extra para se locomover nos meses difíceis do inverno. Deus é muito sábio, não é? Mas esta história não é sobre andar no gelo; é sobre andar sobre a água.

O mesmo Deus, que projetou a água e o gelo, desceu à Terra como um Homem na Pessoa de Seu Filho, Jesus, e Ele viveu aqui com pessoas comuns. Aqueles que creram e O seguiram foram chamados de “discípulos”.

Um dia, o Senhor Jesus fez Seus discípulos entrarem em um barco na praia do mar de Tiberíades enquanto Ele despedia as pessoas que estavam na praia para irem para casa depois do jantar. O Senhor Jesus devia estar cansado, mas Ele subiu a um monte para orar e estava lá sozinho enquanto escurecia.

A essa altura, o barco estava no meio do mar, e uma forte tempestade surgiu de repente. Os discípulos estavam remando contra o vento forte, e o pequeno barco era jogado de um lado para o outro pelas ondas violentas. Eles lutaram muito com os remos, mas o vento era forte demais para remar contra. Eles se sentiam sozinhos e com medo naquela noite escura e tempestuosa com as ondas altas e os ventos fortes contra eles.

Talvez você entenda esses sentimentos assustadores também. Talvez você tenha lutado muito e não tenha chegado a lugar nenhum e tenha se sentido desencorajado, sozinho e no escuro. A maioria de nós consegue se lembrar de um momento como esse.

Claro, o Senhor Jesus podia ver os discípulos lá fora na tempestade, porque a distância e a escuridão não impediram Sua visão. Ele os viu lutando, e esperou.

Agora, não desanime se Deus deixar você esperando. Se você confiar n’Ele quando não puder ver nenhuma esperança, descobrirá que vale a pena confiar n’Ele. Ele nunca o decepcionará, pois se você pertence a Ele, Ele ainda estará com você enquanto você espera. Ele promete: “Não te deixarei, nem te desampararei” (Hebreus 13:5). E os discípulos estavam prestes a aprender isso.

Eram cerca de 3:00 da manhã quando Jesus saiu até eles, andando sobre as águas. Já que Ele criou as águas, não era problema para Ele andar sobre elas. O vento uivante e as ondas quebrando estavam todos sob Seu controle também.

Os discípulos no barco viram Jesus, mas pensaram que era um fantasma ou um espírito, e ficaram com medo. Esses homens não sabiam Quem estava caminhando em direção a eles. Mas quando você e eu conhecemos Jesus como nosso próprio Salvador e Senhor, todo o medo se vai. O Salvador que andou sobre as águas naquele dia não é um fantasma ou um espírito, mas um Salvador real e vivo que veio a eles porque os amava. Pedro tinha quase certeza disso, então ele clamou: “Senhor, se és Tu, manda-me ir ter Contigo por cima das águas” (Mateus 14:28). Então, acima do uivo do vento e do estrondo das ondas, ele ouviu e reconheceu a voz que conhecia tão bem, e a resposta que ouviu foi apenas uma palavra: “Vem”! (Mateus 14:29).

Claro, é impossível para você e para mim andar sobre as águas, mas com Deus todas as coisas são possíveis, e Jesus é Deus. Pedro creu em Jesus e agiu com base nisso, descendo do barco e andou sobre as águas para ir até Jesus. Não posso dizer a que distância estava; no entanto, sei que o vento ainda estava uivando e as ondas ainda estavam quebrando. E enquanto Pedro andava sobre as águas, ele deu uma olhada ao redor para a tempestade furiosa, e então começou a afundar!

Embora Pedro tenha desviado o olhar de Jesus para a tempestade, os olhos de Jesus nunca desviaram o olhar de Pedro. E os olhos de Jesus cheios de amor estão observando você agora mesmo. Você pertence a Jesus? Você veio a Ele quando Ele o chamou com um “venha”? Então Ele nunca, nunca deixará você afundar!

Imediatamente Jesus estendeu a mão e pegou Pedro. Não importava a distância. A mão do Senhor nunca está longe demais para salvá-lo, embora Ele esteja no céu agora. Tenho certeza de que Pedro nunca se esqueceu daquele abraço amoroso que nunca, nunca o deixaria ir, e Jesus e Pedro caminharam juntos pela tempestade de volta ao barco. E então a tempestade parou imediatamente.

Pedro estava mais seguro no barco em um mar calmo do que nas ondas em uma noite tempestuosa? Não, claro que não. Nas mãos de Jesus, temos certeza de segurança em qualquer lugar, até que estejamos em casa com Ele no céu. Deus não nos diz que nunca teremos problemas, mas Ele nos diz que nunca teremos que suportá-los sozinhos. E Ele nos diz que o fim da estrada é o céu, onde Ele está e onde as tempestades acabam para sempre.

Você conhece esse mesmo Jesus como seu Senhor e Salvador? Não há outro Salvador senão Jesus, e não há outro caminho senão o caminho d’Ele. Ouça-O e venha até Ele agora.

“Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o Seu ouvido, para não poder ouvir”
Isaías 59:1 (ARA)

Compartilhar
Rolar para cima