Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus
Ele Lavou os Pés Deles
João 13:1-14
Um pouco antes da páscoa Jesus assentou-Se à mesa da ceia, e ali estavam doze homens com Ele.
Depois da ceia, os homens observavam seu querido Mestre para ver o que Ele faria em seguida. Mas nem todos os doze O amavam. Havia um que guardava um segredo obscuro em seu coração, que o próprio Satanás havia colocado ali. Satanás sabia que o coração daquele homem não estava olhando para Jesus, mas sim para o dinheiro, e era justamente ali que Satanás poderia plantar sua semente de maldade. O que você pensa quando outros olham para Jesus, O louvam e O adoram?
Jesus sabia que Judas estava pensando em dinheiro, mas nada mudou o amor em Seu coração. Então, Ele tirou Sua túnica, amarrou uma toalha na cintura, despejou água em uma bacia e começou a lavar os pés dos discípulos. Eram pés sujos, manchados pelas estradas de terra de Jerusalém, e lavá-los e secá-los geralmente era tarefa de um escravo. Mas naquele dia, foi Jesus, Rei dos reis e Senhor dos senhores, que Se abaixou para lavar a sujeira, um pé de cada vez, e deixá-los secos e confortáveis. Jesus estava ensinando uma lição aos discípulos.
Esta foi uma lição difícil para Pedro aprender. Ele disse a Jesus: “Nunca me lavarás os pés”. Mas Pedro teve que aprender que não podemos compartilhar o gozo da companhia do Senhor se nos apegarmos à sujeira e à imundície do mundo pelo qual estamos passando.
Pedro realmente queria a companhia do Senhor mais do que qualquer outra coisa, então disse: “Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça” (João 13:9). Errado de novo, Pedro! Se Jesus o salvou e o purificou para sempre, o que você precisa é de purificação diária das coisas impuras ao seu redor se quiser desfrutar da companhia do Senhor.
Essa purificação definitiva dos pecados só pode ser feita por Jesus, mas a purificação diária podemos fazer uns pelos outros. Vamos usar a água da Palavra para nos ajudar uns aos outros.
“Vós estais limpos”, disse Jesus, “mas não todos”.
Ninguém mais sabia, mas Jesus sabia que Judas nunca havia recebido aquela purificação definitiva dos pecados. Judas não amava Jesus; ele amava o dinheiro.
Jesus já teve Seus pés lavados? Sim, teve. Em certa ocasião, Ele foi convidado para jantar na casa de um fariseu orgulhoso. Enquanto estava à mesa, uma mulher pecadora se aproximou por trás d’Ele e lavou Seus pés com lágrimas. Deus não escreveu a Bíblia em inglês. Ele escreveu o Novo Testamento em grego e Ele usou uma palavra específica para “lavar”. O termo usado não significa simplesmente limpar a sujeira das ruas, mas sim refrescar Seus pés santos. Então ela enxugou Seus pés com os cabelos de sua cabeça. E ela não apenas os deixou lavados e secos, mas também derramou perfume suave sobre Seus benditos pés.
O orgulhoso fariseu não estava nada satisfeito com aquela mulher, mas Jesus sabia o que se passava no coração daquela mulher pecadora, assim como sabia o que se passava no coração de Judas, e no seu coração também. E Jesus disse a respeito dela: “Os seus muitos pecados estão perdoados”.
Por que Judas também não teve esse perdão maravilhoso? Porque ele nunca se arrependeu e veio a Jesus para recebê-lo, e assim levou seus pecados consigo para a eternidade. Você está perdoado? Se sim, você conhece o gozo da companhia do Senhor todos os dias? E você ajuda os outros a se purificarem da sujeira e da imundície do mundo? É isso que Jesus quer que você faça.
“Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes”
João 13:17
“Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, E cujos pecados são cobertos”
Romanos 4:7
