Origem: Livro: A Procura por uma Assembleia Reunida Biblicamente
Eles Não Pretendiam Ser Todo o Povo de Deus, Mas Admitiram que Eram Meramente um Remanescente– Esdras 6:16-22
O remanescente em Esdras seguiu em frente humildemente em sua adoração e serviço. Eles não pretendiam ser todo o Israel, mas ofereceram uma oferta pelo pecado pelas doze tribos de Israel. Fazendo isto, eles confessaram sua parte no fracasso da nação. É significante, entretanto, que eles comeram a Páscoa apenas com aqueles que se separaram da contaminação na Terra.
Igualmente, os reunidos ao nome do Senhor hoje não pretendem ser a Igreja de Deus em sua totalidade, nem pensam que são o remanescente de Deus hoje. Eles reconhecem que são poucos, e voluntariamente confessam sua parte no fracasso público da Igreja. Entretanto, apenas comem a ceia do Senhor (o antítipo da Páscoa) com aqueles que se separaram da contaminação – moral, espiritual e eclesiástica.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Estas são algumas características proeminentes que marcam a assembleia reunida biblicamente. No entanto, será assim apenas quando o estado do povo for bom e estiverem andando com o Senhor. É possível estar numa posição correta (eclesiasticamente), mas numa condição errada (espiritualmente). O livro de Malaquias ilustra isto. Os judeus daqueles dias retornaram ao centro de Deus (Jerusalém), mas estavam claramente em um estado inadequado de alma. Portanto, assumindo que as assembleias reunidas ao nome do Senhor estão em um estado razoavelmente bom, essas características vistas no remanescente em Esdras serão vistas nelas também.
