Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus
Emergência!
Mateus 8:5-13
O centurião era um homem importante no exército romano. Tinha cem homens sob seu comando, e cada um deles deveria receber ordens dele. Tinham que fazer exatamente o que lhes fosse ordenado, não importava se era difícil ou fácil. O que o centurião dizia devia ser feito imediatamente! Ele entendia de obediência militar, pois também estava sob autoridade.
O centurião tinha um problema. Ele tinha um servo em casa que lhe era muito querido, mas algo aconteceu e agora ele estava paralisado. O servo estava realmente miserável e não havia esperança de cura. A ajuda da emergência era a única solução, mas eles não tinham o tipo de assistência médica que você e eu temos disponível hoje. O que o centurião poderia fazer por seu servo?
Existe um Poder que não muda com pesquisas ou séculos. Esse Poder é Aquele mesmo que criou o mundo e que finalmente o queimará. Não é maravilhoso que esse mesmo Poder seja a nosso favor e não contra nós! “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8:31). Esse mesmo Deus que mantém nossa respiração em Suas mãos é o mesmo Deus que enviou Seu único Filho amado ao mundo para que pudéssemos viver por meio d’Ele.
O centurião sabia que Jesus, o Filho de Deus, estava em Cafarnaum, não muito longe dali, e foi até Jesus e lhe contou seu problema.
“Eu irei, e lhe darei saúde”, disse Jesus.
Quando Jesus esteve aqui na Terra, qualquer um poderia ter pedido cura e a teria recebido. Jesus curou todos que vinham a Ele. Mas este centurião era um homem de fé, não apenas na cura em si mesma, mas fé em Jesus, o Filho de Deus – Aquele que tinha todo o poder.
A fé não confia em pessoas ou coisas; a fé confia em uma única Pessoa: Jesus, o Salvador dos pecadores. Se você tiver fé genuína n’Ele, poderá contar-Lhe o seu problema, e Ele poderá ouvi-lo tão bem como se estivesse ao seu lado.
O centurião disse a Jesus: “não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar”. Uma palavra de Jesus era suficiente para ele. Não temos Jesus na Terra conosco hoje, mas temos a Sua Palavra – a Palavra de Deus – a Bíblia. Ela é suficiente para você? A Sua Palavra nos diz que Ele é verdadeiramente o Único que pode salvar você. “Em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4:12). Você confiará n’Ele?
“Sou um homem sob autoridade”, disse o centurião. “Tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem”. Veja bem, ele sabia que Jesus tinha autoridade de Deus e, portanto, Suas ordens deviam ser obedecidas. E, como o centurião, você pode vir a Jesus agora mesmo e receber d’Ele o Seu grande presente – o perdão dos pecados. Ele pode lhe dar isso porque Ele mesmo pagou o preço. Você virá?
Jesus voltou-Se para os que O seguiam e contou-lhes como ficou admirado com a fé do centurião. As multidões que viram o que Jesus era capaz de fazer não tinham essa fé. Mesmo que compartilhassem a euforia de serem curadas, ainda poderiam estar em seus pecados e a caminho do inferno. O centurião era romano e de uma religião diferente, mas era no próprio Jesus e em Sua palavra que ele confiava agora. Tenham certeza, acima de tudo, de que é no Senhor Jesus e em Sua Palavra que vocês estão confiando, e não em sua religião ou em seu país.
Disse Jesus ao centurião: “Vai, e como creste te seja feito”. E o servo do centurião ficou curado naquele exato momento.
Não foi nenhuma surpresa, foi? Jesus sempre responde àqueles que confiam n’Ele e em Sua Palavra. Pode surpreender outras pessoas, mas não surpreenderá você… isso o encherá de alegria.
“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”
Atos 4:12
