Origem: Livro: Uma Palavra sobre Namoro
O encargo do servo de Abraão
Abraão, portanto, chamou seu servo que tinha o encargo de tudo o que ele tinha e o fez prometer que não escolheria uma esposa para seu filho entre as moças pagãs da terra onde ele morava. Como observamos antes, esse servo é figura do Espírito Santo de Deus que nos foi dado para nos guiar em toda a verdade. (Jo 16:13). Se procurássemos ser guiados pelo Espírito de Deus em tudo o que fazemos, quão maravilhosamente provaríamos e apreciaríamos as bênçãos do Senhor. Assim como o servo de Abraão foi colocado sobre tudo o que Abraão tinha, assim o Espírito de Deus Se deleita em trazer diante de nós todas as nossas bênçãos em Cristo, que fluem do coração de Deus, nosso Pai, e nos guiar nos caminhos corretos onde podemos desfrutá-las. Em vez de Isaque ir buscar uma noiva, encontramos o servo fazendo isso. E isso não é uma lição para nós? Não siga sua própria vontade, queridos jovens Cristãos, pois se vocês quiserem saber quem é o correto parceiro ou a parceira para você, peça ao Senhor para guiá-lo por Seu Espírito. A esse respeito, é útil notar também que o Espírito de Deus e a Palavra de Deus não podem ser separados. O Espírito de Deus nunca conduzirá de forma contrária à Palavra de Deus – nunca! Ao longo de todo o capítulo, notamos que o servo de Abraão agiu em obediência a seu senhor e para a bênção de Isaque. Oh, queridos jovens, como isto é importante! Quão necessário é que você seja guiado pelo Espírito de Deus em cada passo de seu namoro. Ele sabe tudo sobre você e pode guiá-lo e direcioná-lo como ninguém mais pode.
Não foi uma jornada fácil descer à Mesopotâmia, onde ele encontraria a família da fé. Era uma distância de várias centenas de quilômetros, o que naquela época era um longo caminho a percorrer. E assim, hoje, existem problemas reais em relação a um jovem encontrar aquela que é a adjutora escolhida, mas a fé espera no Senhor, com temor de dar um passo sozinho. Talvez (o servo possa ter dito a Abraão) se ele não encontrasse uma jovem que estivesse disposta a andar no caminho de peregrinação com Isaque, ele deveria então trazer Isaque de volta para a Mesopotâmia? “Não”, disse Abraão, “não faças lá tornar a meu filho”. E ele fez seu servo prometer isso. Se alguém aprendeu a valorizar o lugar e o privilégio de estar reunido ao Nome do Senhor Jesus Cristo, não desejará retornar a outra posição para encontrar uma esposa, ou uma jovem para encontrar um marido, muito menos para se casar com um incrédulo. Teria sido melhor, muito melhor, atravessar o deserto sozinho, do que seguir o caminho da desobediência ao seu senhor. Caro jovem leitor, você já resolveu isso em sua mente? Pode parecer difícil, como deve ter sido para Isaque e o servo aqui, contemplar tal coisa, mas isso foi algo resolvido antes que o servo começasse. “Mas é grande ganho a piedade com contentamento” (1 Tm 6:6). “Os meus tempos estão nas Tuas mãos” (Sl 31:15). O desejo de seguir nosso próprio caminho é a raiz de todo pecado e tem causado muita tristeza na vida de muitos queridos jovens nesse sentido. Busquemos graça para aprender submissão à vontade de Deus como o primeiro princípio da vida e do testemunho Cristão. Quando Saulo de Tarso viu o Senhor em glória, ele imediatamente disse: “Senhor, que queres que faça?” (At 9:6). Que esta seja a expressão de nosso coração diariamente!
Há também outra lição, creio eu, em conexão com a pergunta do servo de Abraão sobre o que ele faria se a mulher não quisesse voltar para a terra de Canaã com ele. Se ela não viesse, ele não deveria trazer Isaque para onde ela morava. Às vezes, quando um jovem vai se casar com uma jovem, ele descobre que ela não está disposta a deixar sua cidade natal e vir para onde ele está. Acredito que temos a sabedoria de Deus aqui, mostrando que se ela se sente assim e não ama seu futuro marido o suficiente para deixar o lar e os entes queridos por causa dele, então eles não podem esperar a bênção do Senhor. É como se a jovem quisesse assumir o papel de cabeça nessa questão, e na prática nunca dá certo. Não é de acordo com Deus (1 Co 11:3). Geralmente leva à inquietação, e isso não tende à felicidade. A ordem de Deus dada a nós aqui é a melhor, como sempre, e quão gratos podemos ser por tal instrução para o nosso caminho.
Tendo esse assunto resolvido em sua mente, o servo iniciou a longa jornada para a Mesopotâmia e, estranhamente (como pode nos parecer), toda a jornada é relatada em um versículo. Também nos é dito que o servo levou dez camelos. O número dez na Escritura indica responsabilidade para com Deus – algo que nunca devemos esquecer – e então somos novamente lembrados aqui de que todos os bens de Abraão estavam nas mãos do servo. Você não vai correr de um lado para o outro para ver todas as jovens que há para ver, nem ter pressa, nem pensar que o tempo de espera é muito longo, se você sempre tiver essas duas coisas em mente. Primeiro, você é responsável por agir com retidão diante de Deus e, segundo, lembrar de que o coração de todos está em Suas mãos e que somente Ele pode direcionar o parceiro certo. Desta forma, todo o tempo até encontrar a “pessoa certa” está contido em um versículo. Que lição, queridos jovens, e quantas decepções serão poupados se o levarem a sério! Alguns de nós tiveram que aprender isso da maneira mais difícil, mas Deus é fiel e Ele diz: “os que confiam em Mim não serão confundidos” (Is 49:23).
