Origem: Livro: Os Patriarcas
Energia da fé
Mas nesta “vida de fé” não procuramos apenas o princípio da dependência em Deus, ou da confiança n’Ele, embora esse possa ser o pensamento imediatamente sugerido por tais palavras. Ela significa muito mais. É uma vida de grandes e diversas energias; pois de acordo com Deus, ou com a Escritura, a fé é aquele princípio na alma que não apenas confia e crê n’Ele; é também aquela que apreende Seu caminho, age de acordo com Seus princípios e propósitos, recebe Suas promessas, desfruta de Seu favor, cumpre Suas ordens, busca Seu reino, em Sua força obtém vitórias e por Sua luz anda na luz; e desta forma está sempre, embora de forma variada, exibindo uma vida segundo Ele, ou formada pela comunhão com Ele.
Tudo isso fica fortemente marcado para nossa observação.
Hebreus 11 mostra-nos tudo isto – a vida de fé na sua vasta diversidade de exercício e ação. Consequentemente, encontraremos na vida de Abraão ocasiões em que a confiança em Deus foi a virtude exercida; também ocasiões em que a força foi demonstrada e o conflito foi suportado; e novamente, onde a renúncia aos direitos e a submissão às injustiças eram as virtudes. E a vida de fé é bela na sua variedade; pois esta variedade é apenas o brilho variado da mesma mente, a mente de Cristo, no santo.
Mas novamente. Não devemos entender que não obtemos nada além desta luz e poder de fé no crente ou no santo. A perfeição nesta variedade de vida de fé não pode ser encontrada exceto n’Aquele que é colocado diante de nós como “o Autor e Consumador da fé”, e cujo caminho, do começo ao fim, e em cada incidente dele, foi o grande Exemplo desta vida em pleno brilho imaculado. Ainda assim, porém, a vida de Abraão, ou de Davi, ou de José, ou de Paulo, deve ser chamada de vida de fé; pois era a vida daqueles em quem esse princípio estava, embora evidenciando repetidas vezes, e também de maneiras diferentes, a depravação da natureza, as ações da incredulidade e os conselhos de um coração propenso a interagir com carne e sangue, e seguir o caminho de um mundo revoltado.
