Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus

Ensopado de Legumes para Cem Homens

2 Reis 4:38-41

Era um tempo de fome, e todos aqueles jovens devem ter ficado muito felizes quando Eliseu disse ao seu servo: “Coloque a panela grande no fogo e cozinhe um ensopado para os filhos dos profetas”.

Você consegue imaginar todos os vegetais deliciosos que haveria naquela panela de ensopado e o cheiro gostoso que saia do vapor enquanto borbulhava e cozinhava. Mas um jovem teve uma ideia, e achou que era uma boa ideia. Talvez ele achasse que não havia ensopado suficiente naquela panela grande para alimentar todos aqueles cem homens, ou talvez ele só quisesse adicionar mais tempero de ervas.

Esta é uma história bíblica, e podemos ter certeza de que Deus está nos dizendo algo importante aqui. Claro, a Bíblia é um bom livro, mas você não acha que deveríamos acrescentar algo a ela? É um livro muito antigo e provavelmente algumas mudanças ou adições modernas ajudariam. Não seria uma boa ideia tentar? Afinal, Jesus viveu há dois mil anos, e talvez pudéssemos adicionar alguns pensamentos atuais e torná-la mais fácil de ler e mais agradável.

Deus, o autor da Bíblia, usou uma grande variedade de homens para escrever a Sua Palavra, mas ela é a Palavra de Deus do princípio ao fim. Tudo o que você fará é estragá-la se tentar adicionar suas próprias ideias.

O jovem da nossa história saiu e colheu um punhado de plantas selvagens e as desfiou na panela de ensopado. Ele devia ser uma pessoa prestativa e queria garantir que houvesse ensopado suficiente para todos. O motivo dele era muito bom, então não seria aceitável se ele cometesse um pequeno erro?

Não, não seria! E se você cometer um pequeno erro sobre o caminho para a casa de Deus no céu, também não vai ficar tudo bem. Jesus disse: “Eu Sou o caminho” (João 14:6). Poderia haver algo mais claro do que isso? Jesus sofreu a ira de Deus contra o pecado, e Jesus é nosso Salvador para sempre. Você está acrescentando algo a essa verdade? Se sim, pode ser um monte de mentiras.

Assim que os homens começaram a comer o ensopado, disseram: “homem de Deus, há morte na panela”. Quer dizer que alguns pedaços de planta selvagem causariam morte? Sim, causariam! E até mesmo uma pequena mentira do diabo pode fazer com que você deixe passar a salvação para sempre, se você acreditar nele. O diabo pode dizer que somos todos pecadores e que Jesus morreu por todos, então está tudo bem para você. Mas pare um minuto. Você encontrará na Bíblia que você é um pecador, e Deus trata com um pecador de cada vez. Acaso você virá a Ele agora, não em grupos ou famílias, mas individualmente? Tem que ser pessoal. O “Filho de Deus o Qual me amou, e Se entregou a Si mesmo por mim” (Gálatas 2:20). Ainda há tempo para você agora. Não haveria tempo se aqueles homens tivessem engolido o ensopado e depois descoberto que era veneno. A primeira colherada mostrou que era veneno, e eles contaram para a pessoa certa. Eles rapidamente disseram: “Homem de Deus, há morte na panela” (2 Reis 4:40). Não engula as mentiras do diabo. Olhe e veja o que Deus diz!

Eliseu não se aborreceu nem repreendeu ninguém. Ele apenas disse: “Trazei farinha”. A farinha era trigo moído, pronto para servir de alimento. Muitas vezes, a Bíblia nos mostra que o trigo é uma figura do próprio Cristo, que veio à Terra, sofreu e morreu por você. Eliseu adicionou a farinha de trigo à panela de ensopado, e isso removeu o veneno das plantas selvagens. Os jovens agora podiam comê-la sem problemas, e ficarem fartos e felizes.

Se você conhece o Senhor Jesus como seu próprio Salvador, então você pode estar coberto de mentiras de Satanás, oferecidas a você por pessoas que não conhecem o seu Salvador. Mas, se você ler a Bíblia, descobrirá que o próprio Jesus é tudo o que você precisa, e sua felicidade será agora e para sempre.

“Apaguei as tuas transgressões como a névoa, e os teus pecados como a nuvem; torna-te para Mim, porque Eu te remi”
Isaías 44:22

Compartilhar
Rolar para cima