Origem: Livro: O Propósito das Provações

As Entranhas [Compaixões] de Cristo

O apóstolo Paulo disse aos santos de Filipos que tinha saudades de todos eles em “entranhável afeição [compaixão] de Jesus Cristo” (Fp 1:8). Aqui vemos a compaixão de Cristo ser exposta em Paulo. Que característica bonita é! Notem, é “a compaixão de Jesus Cristo”. É o mesmo caráter da compaixão que o Senhor Jesus teve em Sua vida e ministério (Mc 6:34), reproduzido em um dos Seus.

Os filipenses expressaram compaixão e misericórdia a favor de Paulo enviando uma comunhão (oferta) pela mão de Epafrodito (Fp 2:1, 4:18). Por estar preso e não poder vê-los, escreveu uma carta de reconhecimento da comunhão enviada. Essa característica maravilhosa era o resultado do sofrimento de Paulo na provação. O tempo aqui não permite lermos as passagens que mostram algo do que ele passou na senda da fé e testemunho. Por meio daquelas coisas Deus produziu algo bom em Paulo – as compaixões de Cristo. Antes de sua conversão, ele não era reconhecido como tendo compaixão. Impiedosamente levou os Cristãos para ser espancados e entregues à prisão (At 8:1, 9:1, 22:4-5). Na escola de Deus transformou-se em um vaso apto para o uso do Mestre, cheio com as compaixões de Cristo.

Deus está procurando produzir as compaixões de Cristo em nós também. Podemos naturalmente ser caracterizados pela dureza e pela indiferença aos problemas dos outros, mas depois que Deus trabalha em nós, seremos marcados pelas compaixões de Cristo. Recentemente eu ouvi alguém dizer a uma criança que foi ferida, “aguente firme aí porque de mim, você não terá nenhuma compaixão”! Quando eu ouvi isso, disse para mim mesmo, “Depois que você passar pela escola de Deus, você terá”! Ele pode nos colocar em uma circunstância onde necessitemos da demonstração de compaixão, e não teremos nenhuma. Talvez, então, vamos ser exercitados a respeito de demonstrar compaixão aos outros. Como já falamos, as provações têm um jeito de nos abrandar (“Mas Deus fez meu coração brando” Jó 23:16 – JND). Deus nos fará como Cristo que Se compadece dos Seus enquanto passam por problemas (Hb 4:15).

Compartilhar
Rolar para cima