Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus

O Escalador de Árvores

Lucas 19:1-10

Sem dúvida, havia muitas árvores crescendo do lado de fora da cidade de Jericó naquele dia, mas havia uma que era muito especial. Era um sicômoro, mas não eram as folhas grandes ou a fruta doce que o tornavam importante. Você pode ter caminhado pela estrada e pensado que todas as árvores pareciam iguais, então o que havia de tão especial naquela? Deixe-me contar o segredo daquela árvore.

Um dia, uma grande multidão de pessoas estava saindo de Jericó. Eles estavam aglomerados em volta de um homem chamado Jesus que podia fazer coisas maravilhosas que ninguém mais poderia fazer. Mas havia um homem, apenas um, que queria ver Jesus por um motivo diferente. Ele queria ver Quem era Jesus – não como Ele parecia ou que milagres maravilhosos Ele podia fazer, mas Quem era esse homem?

Você aprendeu Quem é Jesus? Jesus nunca irá decepcioná-lo, se você realmente quiser saber. Certa vez, ao dizer: “EU SOU”, todos os Seus inimigos caíram por terra (João 18:4-6). No entanto, eles realmente não se importavam com Quem Ele era. Levantaram-se novamente e O levaram para crucificá-Lo. Agora, se você realmente quer saber Quem Ele é, Ele lhe mostrará.

O homem que realmente queria saber Quem era Jesus percebeu que ele era muito baixo para ver Jesus acima da multidão. Mas isso não o impediu. Ele correu na frente e subiu naquele sicômoro e olhou para Jesus desde os galhos. Agora você entende por que aquela árvore era tão especial?

Claro, Jesus sabia que ele estava lá, assim como Ele sabe onde você está neste exato momento. Jesus parou e chamou o homem de baixa estatura pelo nome – “Zaqueu, desce depressa, porque hoje Me convém pousar em tua casa” (Lucas 19:5). Agora o segredo foi revelado, e a multidão surpresa viu Zaqueu descer rapidamente da árvore e ficar diante de Jesus. Zaqueu sabia que era um pecador, mas ainda estava alegre com o pensamento de que Jesus estava vindo para sua própria casa.

Você não consegue ouvir as vozes das pessoas aglomeradas ao redor? A pequena viagem deles havia terminado, e eu quase consigo ouvir seus murmúrios: “Jesus foi Se hospedar na casa de um homem que é pecador!” (Lucas 19:7). E isso era verdade, mas eles pareciam esquecer que eles também eram pecadores, cada um eles. E nenhum deles havia recebido Jesus com alegria como Zaqueu. Você já O recebeu com alegria?

Zaqueu era um homem rico, e também tinha um trabalho importante, mas não era um homem honesto. Parece que Jesus não disse nada sobre isso, mas Zaqueu estava se sentindo culpado por sua desonestidade na presença de Jesus. Ele disse a Ele: “Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado” [devolvo quatro vezes mais]. (Lucas 19:8).

É bom reparar os erros que cometemos contra os outros, mas isso não apaga o pecado. Foi Jesus Quem apagou todos os pecados de Zaqueu naquele dia. Foi isso que Jesus disse: “Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão”. Jesus estava explicando que Abraão era um homem que acreditava em Deus, e Zaqueu também acreditava. E você?

Então o Senhor Jesus acrescenta as palavras que mostram que essa história é para nós também: “O Filho do Homem veio buscar e salvar o que estava perdido” (Lucas 19:10). Você pode responder: “Sim, Senhor, eu também sou um pecador perdido”? E você O receberá com alegria, já que Ele veio buscar e salvar os perdidos como você?

“Sendo justificados gratuitamente pela Sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus”
Romanos 3:24

Compartilhar
Rolar para cima