Origem: Livro: Os Patriarcas
Escola de Deus
A lição que nos é ensinada pode ser a mais profunda na mente do Espírito, mas a escola onde é aprendida pode ser um lugar desprezado. Veja, por exemplo, Gênesis 48. Você está ao lado da cama de um velho moribundo – um lugar comum e caseiro. Mas ali, alguns dos segredos mais profundos e ricos da mente de Deus são, em figura, transmitidos a nós – o grande mistério de nossa adoção, de acordo com o beneplácito[2] divino; e então nossa recepção na família de Deus, no dia de nossa manifestação ou conversão. E que conselhos de graça mais ricos existem do que esses? E, no entanto, em que escola mais comum ou caseira eles poderiam ter sido ensinados?
[2] N. do T.: A palavra grega é “εὐδοκία”, significando: satisfação, deleite, bondade, bom prazer, desejo, propósito. ↑
Como em dias ainda anteriores, em Gênesis 16. Lá você é apresentado ao arranjo doméstico da família de Abraão quanto à serva e sua senhora, e suas disputas; e ainda assim, em tudo isso, você obtém o profundo mistério dos dois concertos (Gl 4). E novamente, no ato, o ato comum, de dispensar um servo, outra característica do mesmo mistério nos é apresentada, no capítulo 21. A sabedoria de Deus deleita-Se nessas cenas e materiais; eles repreendem o pensamento errôneo do coração do homem, de que coisas importantes devem ser feitas ou ditas por métodos imponentes – que o profeta deve aparecer e passar a mão sobre o lugar (2 Rs 5:11). Mas é com instrumentos rudes e não artificiais que tanto a sabedoria de Deus quanto o poder de Deus são comumente vistos. As trombetas de chifres de carneiros derrubaram Jericó e os pescadores haviam alvoroçado o mundo, como foi dito deles. Mas esses métodos caseiros da sabedoria de Deus ajudam a levar a instrução para o íntimo e a alojá-la profundamente nas intimidades e lembranças do coração. Posso, portanto, ainda dizer que a embarcação de Noé não tinha uma bomba d’água. Na verdade, não poderia. Tal coisa teria testemunhado contra ela. As provisões de Deus teriam declarado sua própria insuficiência. Isso nunca poderia ter acontecido. As provisões de Deus e as obras de Deus sempre dizem de Quem são, sendo o que elas são. A simplicidade e, ainda assim, a suficiência, conferem-lhes o seu carácter. “Haja luz, e houve luz.”. “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo”; e o pecador, “na sua crença em Deus, alegrou-se com toda a sua casa”.
Assim, com a mesma simplicidade, nestes primeiros dias. O coração de Noé não foi manchado por suspeitas. Ele descansou na navegabilidade de sua embarcação, por causa da designação e aprovação de Deus a respeito dela – e não, posso dizer, por causa da construção dela por Deus. A fé mantém seu coração tranquilo e seguro quanto ao julgamento, a esperança o preenche quanto à glória vindoura.
