Origem: Livro: AUTOESTIMA

O Espírito de Deus

Lembremos que Deus nunca nos dá instrução em Sua Palavra que seja impossível de cumprir. Não, Deus colocou o crente na mais abençoada posição, estar “em Cristo”, e agora diz a ele para viver de acordo com a posição em que foi colocado. Deus nos dá toda a instrução de que precisamos para isso em Sua Palavra, e nos dá o poder para fazer isso. Esse poder é o Espírito de Deus.

Apenas o Espírito de Deus pode ministrar Cristo à nossa alma e nos tirar de nós mesmos. Romanos 8 traz isso diante de nós: “Os que são segundo a carne, põem a sua mente nas coisas da carne, mas os que são segundo o Espírito, põem a sua mente nas coisas do Espírito. A mente da carne é morte, mas a mente do Espírito é vida e paz” (Rm 8:5, 6 – TB).

Podemos muito bem perguntar o que significa ter “a mente do Espírito”. Se somos verdadeiramente salvos, temos vida em Cristo. É a vida mais abundante sobre a qual o Senhor Jesus fala no evangelho de João, e é para ser vivida no poder do Espírito de Deus. Isso é muito negligenciado entre os Cristãos hoje, pois, em vez de sermos guiados pelo Espírito, nós tentamos viver a nova vida em nossa própria força.

Recentemente, li um livro escrito por um Cristão sobre o tema ‘Conhecer a Vontade de Deus’. A essência de seu argumento era que deveríamos usar nosso próprio julgamento dentro do contexto da Palavra de Deus, e que, desde que o que quiséssemos fazer não fosse contrário a Palavra de Deus, poderíamos nos sentir livres para usar o nosso melhor julgamento em uma tomada de decisão. Isso é totalmente contrário ao que é ensinado no Novo Testamento, pois devemos viver, não segundo a carne, mas segundo o Espírito.

Em João 14:16, o Senhor Jesus se refere ao Espírito Santo como o “Consolador”, e nos diz que Ele O enviará para habitar conosco para sempre. Talvez “Consolador” seja a melhor palavra que temos em Português, mas ela não transmite adequadamente o pensamento contido no original da palavra grega “Paráclito” (TB). Essa palavra é também traduzida como “Advogado” em 1 João 2:1, e significa “aquele que toma conta e cuida de todos os seus assuntos”. Será que percebemos que temos uma Pessoa da Divindade habitando dentro de nós para cuidar de nós de todas as maneiras possíveis? Sim, Ele está aqui para fazer isso, mas será que nós permitimos que Ele nos conduza e guie como deveríamos? Ou confiamos em nosso próprio pensamento, nossa própria força, e O entristecemos permitindo o pecado em nossa vida?

Não temos que pedir ou induzir o Espírito Santo a nos guiar. Em vez disso, devemos ter o cuidado de remover os obstáculos ao Seu trabalho. Quando estamos em um bom estado de alma e não temos nenhum pecado não julgado em nossa consciência, então o Espírito de Deus nos ocupa com Cristo e traz alegria ao nosso coração. Quando pecamos, então o Espírito de Deus nos ocupa com esse pecado até nós confessarmos e experimentarmos o perdão de Deus (1 Jo 1:9).

Vemos, então, que o Espírito de Deus é o poder da nova vida que temos em Cristo, mas que o pecado que é permitido em nossa vida entristece o Espírito (Ef 4:30), e O impede de realizar Seu verdadeiro trabalho. Somos responsáveis em lidar com os obstáculos ao Seu trabalho, e esse é o assunto do nosso próximo capítulo.

Compartilhar
Rolar para cima