Origem: Livro: A Lacuna em Gênesis 1
A Evidência do Julgamento dos Massoréticos[4] Eruditos
O texto hebraico massorético de Gênesis 1 indica uma pausa nos versículos 1-2. Esses antigos estudiosos judeus incorporaram pequenos indicadores no texto para ajudar os leitores na pronúncia e interpretação. É significativo que eles tenham inserido uma pequena marca (chamada de “Rebhia”) após os versículos 1-2. Ela serve para informar ao leitor que há uma ruptura nesse ponto na narrativa. Estas Rebhias não estão nos manuscritos originais, e, portanto, representam apenas o julgamento que foi considerado pelos Massoréticos, mas o seu julgamento acadêmico deve ter algum peso nesta questão.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Em resumo, estas evidências certamente indicam uma lacuna entre as duas obras de Deus de criar e fazer em Gênesis 1. Estamos, portanto, persuadidos de que a lacuna não é uma “teoria”, mas é algo que tem apoio bíblico.
[4] N. do T.: Massorético: Diz respeito à Massorá, (do hebraico “massorat” que significa “tradição”). É o conjunto dos comentários críticos e gramaticais acerca da Bíblia (sobretudo o Velho Testamento) feitos por doutores judeus. (Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa – 3ạ Edição de 2004).↑
