Origem: Livro: A Ordem de Deus para o Lar Cristão

Fiel em todas as coisas

Esse caráter deveria ser verdadeiro para todos os crentes, mas também é particularmente associado às esposas. Para se qualificar para a posição de diácono, um homem deve ter uma esposa que seja fiel em todas as coisas (1 Tm 3:11). Esta é uma grande responsabilidade e certamente abrange muitos aspectos da vida da esposa que são numerosos demais para serem mencionados. Parece implicar, entre muitas coisas, um pensamento especial para evitar de alguma forma trazer desonra ao Senhor: cuidado especial em criar seus filhos para o Senhor, energia especial em servir ao Senhor, preocupação especial apenas em falar a verdade sobre o povo do Senhor, esforços especiais para viver sobriamente, seriamente e discretamente diante dos olhos de um mundo observador.

A esposa de Provérbios 31 parece ser alguém que foi fiel em todas as coisas. Novamente, ela não é uma pessoa específica, mas personifica uma esposa que conhece seu lugar na família que age de acordo com as Escrituras. Ela é fiel em tudo: ao marido (vs. 11-12, 23, 28), aos filhos (vs. 15, 21, 27-28), às servas (v. 15), aos pobres e necessitados (v. 20), em seu trabalho em sua casa (vs. 13-24, 27), e em sua maneira de se vestir e falar (vs. 25-26).

Nesta época em que os homens falham em desempenhar seu papel na família como deveriam e as mulheres tentam se “libertar” de seu papel adequado, as esposas reclamam que só são conhecidas por quem são seus maridos e pelo que eles conseguem alcançar. Quão diferente é na família onde a esposa desempenha seu papel apropriado. Por causa de sua esposa, “Conhece-se o seu marido nas portas, quando se assenta com os anciãos da terra” (Pv 31:23). Por causa das virtudes de sua esposa, ele a elogia e honra, e seus filhos, em vez de se rebelarem como tantas vezes acontece hoje, levantam-se e a louvam. Que harmonia e felicidade existem na família onde há o desejo de manter a ordem na família segundo a Palavra de Deus.

Compartilhar
Rolar para cima