Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus

Uma Figueira, mas Sem Figos

Mateus 21:17-22

Tenho certeza de que algumas de vocês, crianças, gostam de comer barras de figo – um biscoito com recheio de figo. E talvez algumas de vocês até gostem de figos frescos ou secos. Mas talvez figos não sejam uma delícia para você; no entanto, eles foram um deleite especial na história de hoje. Bem, teriam sido…, mas não havia nenhum. Aqui está a história.

Os discípulos de Jesus eram aqueles homens que O ouviram e O seguiram. Eles passaram a noite na cidade de Betânia, num lugar onde Jesus sabia que seriam bem-vindos. De manhã, partiram para Jerusalém, e Ele estava com fome.

Se você sente fome às vezes – como talvez agora – Jesus sabe e entende, porque Ele também estava com fome. Ora, onde Ele e Seus discípulos poderiam encontrar café da manhã? Nos tempos bíblicos, não havia restaurantes ou lugares como o McDonald’s onde pudessem tomar café da manhã, e eles não tinham um lanche para levar para o café da manhã. Eles tinham que comer o que encontrassem crescendo ao longo da estrada.

Enquanto caminhavam, viram uma figueira com folhas. Isso era um bom sinal, pois os frutos da figueira crescem antes das folhas brotarem, então aquela árvore devia ter uma colheita precoce de figos. Jesus Se aproximou para encontrar e colher os figos.

Sabe o que Ele encontrou? Muitas folhas, mas nem um figo sequer! Então Jesus e Seus discípulos ainda estavam com fome. Fico triste em pensar nisso, porque você e eu podemos ter uma boa demonstração de religião, mas sem nenhum fruto para Jesus. Compare isso com algo assim: de que adianta uma casa toda arrumada, com fogão e máquina de lavar, mas sem energia elétrica?

A primeira resposta ao amor de Jesus em seu coração é amá-Lo em retorno. É aí que o crescimento começa, mas não há crescimento sem um começo. Aquela figueira era como muitos dos queridos amigos de Jesus em Jerusalém. Eles falavam muito sobre Deus e religião, mas seu amor por Jesus, o Filho de Deus, não estava presente. Eram só folhas e nenhum fruto.

Jesus não adicionou fertilizante àquela figueira para que ela produzisse figos no ano seguinte. Ele amaldiçoou a figueira, e a maldição de Deus faz coisas ruins acontecerem. Ele disse à figueira: “Nunca mais nasça fruto de ti!” E a figueira secou desde a raiz. Isso foi uma surpresa para os discípulos, mas Jesus sabia de um segredo que eles desconheciam.

Aquela árvore pode ter sido grande e bonita ou raquítica e pobre, mas o fruto que produziu para Jesus foi o mesmo: nada! Eu gostaria de saber qual árvore se parece mais com você? Folhas grandes e bonitas, proporcionando sombra agradável aos viajantes, ou galhos tortos e folhas doentes. O resultado para os frutos foi o mesmo: nada! A maldição de Deus foi porque a árvore não deu fruto.

Deus conta essa história porque quer que você saiba que Ele o ama. Ele anseia pela sua resposta amorosa. Ele veio diretamente a este mundo onde vivemos e encontrou muitas pessoas religiosas. Mas dessas mesmas pessoas Ele não recebeu amor – Ele recebeu uma cruz cruel. Ele sabia disso antes de vir, mas nos amou, mesmo enquanto carregava o castigo de Deus pelos pecados daqueles que cressem em Quem Ele era e se arrependeriam de seus pecados. “Aquele que nos amou, e em Seu sangue nos lavou dos nossos pecados” (Apocalipse 1:5).

Se Jesus amaldiçoou a figueira sem fruto, há esperança para nós? Não, sem Ele não há esperança! Mas temos um Salvador ressuscitado que tem perdão e purificação para todos os que O aceitarem. “Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores” (1 Timóteo 1:15).

Você é um pecador. Você deixará que Ele salve você agora? Ele não prometeu a você outra oportunidade depois de hoje.

“Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores”
1 Timóteo 1:15

Compartilhar
Rolar para cima