Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus

O Filho do Carpinteiro

Lucas 4:16-30

As histórias de Jesus são cheias de surpresas. Talvez você já tenha lido muitos livros de histórias que trazem surpresas, mas ninguém jamais escreveu uma história como esta. É da Bíblia, então é tudo verdade!

Quando Jesus era Menino, morava em Nazaré com Seus pais, irmãos e irmãs. Havia cinco meninos na família, e Jesus era o mais velho. Não sabemos quantas irmãs Ele tinha, porque a Bíblia não nos diz. Quando tinha cerca de trinta anos, Jesus foi morar em Cafarnaum, mas depois retornou a Nazaré, onde havia sido criado. Foi ao local de culto habitual e levantou-Se para ler.

Que livro Ele leria? As Escrituras, é claro. É o único Livro que nos mostra o caminho para Deus. O atendente Lhe deu um livro antigo – um rolo de Isaías – e Ele leu as maravilhosas palavras do capítulo 61: “Enviou-Me a curar os quebrantados de coração” (Isaías 61:1 – ARA).

Não seria maravilhoso se um médico que pudesse curar os corações partidos morasse perto de você? Alguém que também pudesse abrir os olhos dos cegos para que enxergassem e libertar os prisioneiros do inimigo? Havia Alguém ali mesmo em Nazaré que podia fazer tudo isso, e tudo de graça. Era Jesus, a própria Pessoa que estava lendo para eles. Eles apreciaram a mensagem e Suas graciosas palavras de esperança.

Então Jesus lembrou aos ouvintes dos dias de fome, há muito tempo, quando Deus havia enviado Elias a um país gentio, para uma viúva que recebeu de Deus alimento suficiente para sustentar Elias e também sua família. E Ele os lembrou de Naamã, aquele pobre capitão do exército de um país gentio, que tinha lepra e foi completamente curado por meio de Eliseu. Aqueles foram milagres, mas não era assim que eles queriam. Aqueles milagres feitos a gentios feriam o orgulho religioso deles, e ficaram furiosos com Jesus por tê-los lembrado disso.

Hoje, Deus dá a você a mesma mensagem. Não importa onde você nasceu ou o orgulho que tem por sua religião. Religioso ou não, Deus quer salvá-lo, seja Judeu ou gentio, porque “Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores” (1 Timóteo 1:15). Jesus deseja tanto salvá-lo que morreu por você. Isso o deixa feliz? Ou irritado? Ou você diz: “Quem se importa?”

Naquele dia, a multidão decidiu se livrar de Jesus. O plano deles era levá-Lo ao topo de um penhasco e jogá-Lo de lá. Talvez você tenha outra maneira de se livrar d’Ele: simplesmente deixando-O fora da sua vida, dos livros, das escolas e dos domingos. Mas, seja qual for seu plano, ele não funcionará.

Jesus ama você e quer salvá-lo dos seus pecados agora mesmo.

Depois que esta vida terminar, você O encontrará – seja como seu Salvador ou como seu Juiz.

Naquele dia, a multidão levou Jesus ao topo do monte, mas Ele passou pelo meio deles e seguiu Seu caminho. Eles não puderam destruí-Lo, pois o plano de Deus era que Jesus morresse na cruz pelos pecadores, e a multidão não poderia mudar isso. O amor de Jesus O levou à cruz para ser o Salvador para mim e para você hoje.

Cerca de um ano depois, Jesus voltou a Nazaré. As pessoas ficaram impressionadas com Sua sabedoria e Suas obras maravilhosas, mas diziam: “Ele não é apenas o filho do carpinteiro? Conhecemos Seus irmãos e irmãs!” Então, como Ele poderia ser tão maravilhoso? Eles não acreditavam que Ele fosse o Filho de Deus.

Sim, nosso Jesus é maravilhoso! Ele era um homem de verdade, sentia fome e sede como todos nós. Mas também era o Deus Criador, e Seu poder podia ser visto em tudo o que fazia. Não conseguimos entender tudo sobre Ele, mas podemos entender que Ele nos ama muito. Romanos 5:8 diz: “Mas Deus prova o Seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.”. E 1 João 3:16 diz: “Conhecemos o amor nisto: que Ele deu a Sua vida por nós”.

Quer você O aceite ou não, Ele ainda é o Salvador dos pecadores e o Juiz de toda a Terra. Ele salvou muitos de nós dos nossos pecados. Você permitirá que Ele o salve?

“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no Seu nome”
João 1:12

Compartilhar
Rolar para cima