Origem: Livro: A Epístola aos HEBREUS
Os Filhos de Israel (vs. 29-30)
O escritor, então, aponta para a situação em que os filhos de Israel se encontravam, o que os levou à passagem milagrosa deles pelo Mar Vermelho. Estavam sendo perseguidos pelo faraó e seu exército, e não havia para onde se escapar. Em frente estava o Mar Vermelho e de ambos os lados havia montanhas intransponíveis! Sua situação parecia sem esperança, mas Deus interveio e os libertou abrindo um caminho através do mar, que “intentando os egípcios, se afogaram”.
O encorajamento que esses crentes hebreus deviam tirar disso era que mesmo que a situação deles parecesse completamente impossível, Deus estava lá, e abriria um caminho no meio da perseguição, etc. Precisavam ter a fé que os filhos de Israel tinham e continuar seguindo a direção de Deus. Uma lição que poderiam tirar desse incidente é que Deus sabe como tratar com os perseguidores de Seu povo.
Então, tendo entrado na terra de Canaã, “caíram os muros de Jericó” diante dos filhos de Israel (v. 30). (É digno de nota que a jornada de 40 anos no deserto de Israel é totalmente ignorada.) O escritor nos diz que os muros caíram por conta da fé deles! Mais uma vez, circunstâncias aparentemente impossíveis foram superadas simplesmente confiando em Deus – o Deus das circunstâncias.
