Origem: Livro: Os Patriarcas

Florescendo novamente

O consolo disso! A história que nos conta sobre a graça, a graça incansável e longânima! E, consequentemente, Jó floresce novamente. O Senhor é como o orvalho para ele. Ele cresce como o lírio, seus ramos se espalham, sua formosura é como a oliveira, seu odor como o do Líbano. No “fim que o Senhor lhe deu” ele é visto como “na regeneração”, ou dia do reino, e até mesmo outros habitam sob sua sombra, serão vivificados como o trigo e reflorescerá como a vide. Leia sobre isso em Oseias 14. (Não considero Jó tanto como uma figura, mas sim como um exemplo. Seu chamado era o chamado comum, como um homem morto e ressuscitado. Cada santo, agora reunido para a glória celestial, é como ele. Israel nos últimos dias será assim, e todo o sistema da Era milenar. O Senhor Jesus mantém todas as coisas e exerce Seus ofícios, como Aquele que esteve morto e está vivo novamente. É mais apropriado falar de Jó como um exemplo da vocação comum do que como uma figura. Eu não poderia, entretanto, discordar da expressão, caso ela fosse usada por outros).

Jó aprendeu a lição por meio dos sofrimentos. O Senhor, posso dizer, fez o mesmo. Hebreus 2, 4, 5. Dessa forma, Ele foi aperfeiçoado para Suas altas funções. As compaixões de Cristo não poderiam ter sido sacerdotais, até que Ele Se tornasse homem, participante da carne e do sangue dos filhos, e sofresse como tal. E a história de Jó pode ser lida como expressão ou prenúncio de tudo isso.

Assim é Israel. Serão como um povo que, tendo-se destruído, encontrou em Deus a sua ajuda. Oseias os apresenta nesse caráter. A linguagem deles em Oseias 14 é a linguagem de tal povo. E a história de Jó também pode ser considerada uma expressão ou prenúncio disso. Ele revive, cresce novamente como o lírio, e seus ramos se espalham, no final, como Israel e os ramos de Israel farão, de acordo com seu profeta, de modo que possamos falar de Jó como uma figura. Mas ainda sinto e julgo mais apropriado apresentá-lo como uma amostra de todos nós, na fé comum, como mortos e ressuscitados com Cristo.

Compartilhar
Rolar para cima