Origem: Livro: Um Só Corpo na Prática

A Formação do “Um Só Corpo”

O “corpo de Cristo” se refere aos muitos Cristãos espalhados por todo o mundo (independentemente da comunhão denominacional à qual possam estar associados), os quais estão ligados em um só corpo e unidos a Ele, a Cabeça do corpo no céu. Trata-se de uma união mística (pois não pode ser vista) formada pela habitação do Espírito de Deus.

Como e quando “o corpo de Cristo” passou a existir? Examinando as Escrituras encontramos que este não existia nos tempos do Velho Testamento. Na verdade, ele nem mesmo aparece na revelação do Velho Testamento. O Senhor Jesus Cristo precisava primeiro morrer, ressuscitar e ascender ao céu como um Homem glorificado antes que a Igreja pudesse ser formada.

Duas coisas eram absolutamente necessárias antes que o “corpo de Cristo” pudesse ser trazido à existência: Cristo precisava ser glorificado e o Espírito Santo precisava ser enviado do céu. Uma das grandes obras do Espírito Santo ao vir ao mundo foi formar a Igreja, o corpo de Cristo na Terra. Essa obra é chamada de batismo do Espírito. Foi uma ação do Espírito que ocorreu uma só vez (1 Co 12:12-13). Na Escritura, ser batizado com o Espírito não é uma experiência individual. É uma ação corporativa que ocorreu no dia do Pentecostes em Atos 2 e se estendeu até incluir os gentios em Atos 10[1]. Depois disso, o batismo do Espírito estava concluído para sempre.
[1] N. do A.: Dois erros comuns relacionados ao batismo do Espírito são: 1º) o ponto de vista Pentecostal ou Carismático — de que seja uma experiência pela qual o Cristão deveria passar em algum momento depois de sua salvação, pela qual ele seria cheio do Espírito e, por conseguinte, estaria capacitado a falar em línguas ou operar milagres. 2º) O ponto de vista tradicional e não carismático — de que os crentes seriam batizados com o Espírito no momento em que fossem salvos, e que não seria necessária qualquer experiência adicional. A segunda ideia provavelmente foi inventada por Cristãos com boas intenções para combater a primeira. Todavia, ambas estão erradas.

Isto pode ser visto nas sete referências ao batismo do Espírito nas Escrituras. Cinco delas apontavam para uma ação do Espírito ainda futura em relação à época em que foram anunciadas, porém sem especificar quando (Mt 3:11; Mc 1:8; Lc 3:16; Jo 1:33; At 1:5). Então, a quinta e a sexta referências remontam no tempo a alguma ação do Espírito que só poderia ser o que aconteceu no Pentecostes, quando o Espírito de Deus veio para formar e habitar na Igreja. (A sexta, em Atos 11:16, conecta o batismo do Espírito com o Pentecostes. A sétima, em 1 Coríntios 12:13, também se refere ao passado, ao dizer: “fomos batizados todos nós em um só corpo” (TB).

Ao contrário do que atualmente pensam muitos Cristãos, os crentes não são acrescentados ao corpo pelo batismo do Espírito, já que a obra do Espírito em batizar está completa e aconteceu de uma vez para sempre no início da história da Igreja. Repare com atenção que 1 Coríntios 12:13 não diz, como alguns imaginam, “fomos batizados todos nós no (em+o) um só corpo” (TB) (acrescentando o artigo “o”, que não faz parte do texto). Se assim fosse, então poderia indicar que as pessoas hoje são acrescentadas individualmente ao corpo pelo batismo do Espírito. O acréscimo do artigo “o” muda consideravelmente o sentido e pressupõe que o corpo já existisse antes mesmo de ocorrer o batismo. Todavia, o versículo diz batizados todos nós em um só corpo” (TB), significando que foi o batismo que formou o corpo. O Espírito de Deus tomou todos os crentes individuais no cenáculo e, pela presença de Sua habitação, os uniu a Cristo, a Cabeça que subiu ao céu (At 2:1-4).

J. N. Darby observa que, em 1 Coríntios 12:13, a ação do Espírito ao batizar está no tempo verbal grego aoristo[2], que significa que foi uma ação feita de uma vez por todas. Portanto, isto mostra que o Espírito não continua executando essa ação, pois a obra de formação do corpo já foi feita. Podemos dizer com toda a certeza que o Espírito não está batizando hoje; se estivesse, isto significaria que Ele estaria formando mais e mais corpos (pois é esta a função do batismo do Espírito). Evidentemente não é o que acontece, pois a Escritura nos diz enfaticamente que “há um só corpo” (Ef 4:4). Alguns podem indagar que, se assim fosse, então por que Paulo teria falado de si e dos coríntios como tendo sido batizados pelo Espírito? Eles nem mesmo estavam salvos quando o Espírito desceu e formou a Igreja no Pentecostes! A resposta é que Paulo estava falando de forma representativa. Ele disse: “nós” – o conjunto de Cristãos como um todo – “fomos todos nós batizados em um só corpo” (AIBB), referindo-se à ação passada realizada pelo Espírito no Pentecostes. Se ele estivesse falando especificamente de si e dos coríntios ao dizer “nós”, então isto significaria que apenas eles (Paulo e os coríntios) teriam sido batizados em um só corpo, o que certamente não poderia ser verdade, pois o que dizer então dos santos em Éfeso e em Filipos? Não estão eles no corpo também? O único significado lógico para a declaração de Paulo é que ele estava falando representativamente de todos os membros do corpo.
[2] N. do T.: A palavra grega “aoristo” significa sem limite. Numa tradução mais livre, significa indefinido ou indeterminado. Indica uma ação que ocorreu pontualmente em algum momento do passado, sem relacioná-la com o presente. A ação ocorre uma única vez, de uma vez por todas.

Isto é semelhante à fundação de uma empresa. Ela é fundada uma vez – e isso pode ter acontecido há cem anos. Agora que a empresa já foi formada (incorporada – tornada um corpo), cada vez que contrata um novo funcionário, ela não precisa ser fundada novamente. Tampouco existe algo como a cada novo funcionário a empresa sendo fundada. O novo funcionário é simplesmente acrescentado à uma empresa já fundada. Do mesmo modo, quando hoje alguém é salvo ele é, pela habitação do Espírito em si, acrescentado a um corpo já batizado. Não há um novo batismo para a companhia Cristã como um todo, ou para o novo crente em particular.

Para levarmos a ilustração um pouco mais adiante, suponha que ao participarmos de uma das reuniões de diretoria dessa empresa escutamos um dos diretores dizer: “Nossa fundação foi há 100 anos”. Não teríamos dificuldade alguma em entender o que ele quis dizer. Alguém que não entendesse bem a linguagem poderia até exclamar: “O que ele quer dizer com isso? Ninguém nesta reunião tem mais de 60 anos de idade, como poderia falar de ‘nós… há cem anos?’” Bem, é porque o diretor estava falando representativamente da empresa. Do mesmo modo, em 1 Coríntios 12:13 Paulo falava daquilo que é verdadeiro acerca do corpo de Cristo, do qual ele e os coríntios faziam parte. Assim também na companhia Cristã, Paulo, os coríntios e todos nós fomos incluídos no batismo que aconteceu no Pentecostes – quando fomos salvos e trazidos ao um só corpo por crer no evangelho.

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